15 fatos que você não sabia sobre a Cervejaria Carlsberg

  1. A Carlsberg foi fundada em 1847 por Jacob Christian Jacobsen. É a quarta maior cervejaria do mundo, com mais de 500 marcas e presente em 30 países. O nome Carlsberg é a junção do nome de seu filho Carl com uma variação da palavra dinamarquesa para “montanha”, fazendo referência à localização da cervejaria no topo da colina de Valby.

    Antiga fábrica da Cervejaria Carlsberg em Copenhague

    Cervejaria Carlsberg em Copenhague

  2. A fábrica original pegou fogo em 1867. Foi reconstruída no mesmo ano com o uso de aço na sua fundação. O prédio existe até hoje e é listado como um monumento industrial, onde hoje fica o Visit Carlsberg, aberto a visitação. O lugar é lindo!

    Cervejaria Carlsberg em Copenhague

    Cervejaria Carlsberg em Copenhague

  3. A constante busca pela perfeição levou J. C. Jacobsen a inaugurar, em 1875, o Laboratório Carlsberg. O objetivo do laboratório era pesquisar e estudar novos métodos e técnicas para os processos de maltagem, brassagem e fermentação. Em sintonia com seu espirito vanguardista, ficou determinado que toda descoberta feita pelo laboratório deveria ser compartilhada com o mundo. Muitas das grandes cervejarias do mundo foram construídas utilizando o conhecimento que J.C. Jacobsen dividiu com todos.

    Prédio do Laboratório da Cervejaria Carlsberg em Copenhague

    Laboratório Carlsberg em Copenhague

  4. Uma das maiores descobertas que o Laboratório Carlsberg fez foi no campo da fermentação. Houve uma época na Europa em que não era mais possível obter fermento fresco. O professor Emil Chr. Hansen foi responsável, em 1883, por descrever o até então desconhecido processo químico por trás da fermentação, permitindo desenvolver um método para obter fermento puro. A esse fermento foi dado o nome de Saccharomyces carlsbergensis. Todos os fermentos usados na produção de cerveja do tipo lager derivaram desta descoberta. Quase nada importante! Outro grande feito do Carslberg Laboratório, foi o desenvolvimento da escala de pH  por Søren Sørensen em 1909. A escala mede a quantidade de hidrogênio presente em uma solução e assim determinar sua acidez em nível de 0 a 14.

    Carls_10

    Cervejaria Carlsberg em Copenhague – foi num laboratório como esse que o fermento puro nasceu

  5. Em 1882 Carl Jacobsen, filho de J.C. Jacobsen, abre sua própria cervejaria com o nome de Nova Carlsberg (Ny Carlsberg) e, em pouco tempo, ele se torna um dos melhores mestres cervejeiros de toda a Europa. Pai e filho discordavam em muitas coisas e a Nova Carlsberg é resultado das desavenças entre eles. A partir desta data o pai muda o nome da sua cervejaria para Antiga Carlsberg (Gamle Carlsberg).

    Portão do Elefantes da Nova Cervejaria Carlsberg em Copenhague

    Portão do Elefantes da Nova Cervejaria Carlsberg em Copenhague

  6. Antes de sua morte, em 1887, J.C. Jacobsen passa o comando da Gamle Carslberg para a Fundação Carlsberg, que ele havia criado em 1876. Seu filho assume a Gamle Carlsberg como CEO, e em 1906 ele unifica as duas cervejarias com o nome de Carlsberg.
  7. Sob o comando de Carl Jacobsen, a Carlsberg começa a se tornar uma cerveja internacionalmente conhecida e consumida. Para provar que sua lager era durável e de boa qualidade, ele envia garrafas da cerveja para o exterior (até para o Rio de Janeiro), especialmente para a Inglaterra e esse é o início da exportação da marca.

    Clique aqui e reserve seu hotel em Copenhague pelo booking.com

  8. Carl Jacobsen e sua esposa Ottilia Marie Jacobsen foram patronos das artes em Copenhague. O museu Ny Carlsberg Glyptoteket é a coleção particular do casal. Em 1902 eles criaram uma fundação para promover a arte na Dinamarca. Para garantir que sua fundação tivesse dinheiro, Carl Jacobsen, a exemplo de seu pai J.C. Jacobsen transferiu a Nova Carlsberg para a Fundação Carlsberg.

    Arco Gamle Carlsberg na antiga fábrica Cervejaria Carlsberg em Copenhague

    Arco Gamle Carlsberg na antiga fábrica Cervejaria Carlsberg em Copenhague

  9. A Fundação Carlsberg é responsável por administrar e financiar o Laboratório Carlsberg, o Museu de História Natural no Palácio Frederiksborg (ao norte de Copenhague), financiar pesquisas cientificas, administrar o museu Ny Carlsberg Glyptoteket e, através da Fundação Tuborg, financiar trabalhos sociais que beneficiem a sociedade. A Fundação é dona de uma vasta parcela da Carlsberg S/A.
  10. O logo da Carlsberg, como conhecemos hoje, foi introduzido pela Antiga Carlsberg em 1904 para ser usada em sua Pilsner. O criador foi o arquiteto Thorvald Bindsbøll.
  11. Em 1913, Carl Jacobsen doa a estátua da Pequena Sereia para a cidade. A Pequena Sereia é o título de um conto de fadas escrito pelo famoso novelista dinamarquês Hans Cristian Andersen. A estátua é um dos principais símbolos de Copenhague.
    Região do Portão dos Elefantes da antiga fábrica Cervejaria Carlsberg em Copenhague

    Região do Portão dos Elefantes da antiga fábrica Cervejaria Carlsberg em Copenhague

    Saiba mais sobre Copenhague. Clique aqui e veja tudo que já publicamos sobre essa maravilhosa cidade!

  12. 1970 foi o ano que a Carlsberg e a Tuborg se uniram definitivamente. Juntas elas viraram líder de mercado mundial à época. As duas marcas já trabalhavam em conjunto por décadas.
  13. A Carlsberg hoje é líder de mercado em mais de 20 países dentro da sua área de foco; Europa Ocidental, Europa Oriental e Ásia.
  14. Desde 2008 a fábrica de Copenhague não produz mais cerveja. Toda a produção ocorre na cidade de Fredericia na região chamada de Leste Jutlandia. Grande parte da área de operações da antiga fábrica está sendo transformada em um grande empreendimento imobiliária residencial e comercial. É o novo Distrito Carlsberg em Copenhague.

    O magnífico Portão dos Elefantes da antiga fábrica Cervejaria Carlsberg em Copenhague

    O magnífico Portão dos Elefantes da antiga fábrica Cervejaria Carlsberg em Copenhague

  15. A antiga fábrica da Carlsberg foi transformada num centro turístico em 1999. O passeio é chamado de Visit Carslberg e é imperdível para qualquer apreciador de cerveja. O ingresso custa 100DKK e você tem direito a degustar 2 cervejas no final. Além do tour na antiga fábrica ande pelas ruas ao redor passando pelo Portão do Elefante. Skal!
Carls_08

Cervejaria Carlsberg em Copenhague – Skal!

Nota: todas as informações contidas neste texto foram obtidas durante a visita a Carlsberg e consultas nos websites da empresa e da fundação.

Informações Úteis

Para o site do Visit Carlsberg, clique aqui.

Para o site do Grupo Carlsberg, clique aqui.

Para o site da Fundação Carlsberg, clique aqui.

Para o site da Carlsberg, clique aqui.

Carls_01

Cervejaria Carlsberg em Copenhague

Clique aqui e veja tudo que já publicamos sobre Copenhague!