15 fatos que você não sabia sobre a Cervejaria Carlsberg

  1. A Carlsberg foi fundada em 1847 por Jacob Christian Jacobsen. É a quarta maior cervejaria do mundo, com mais de 500 marcas e presente em 30 países. O nome Carlsberg é a junção do nome de seu filho Carl com uma variação da palavra dinamarquesa para “montanha”, fazendo referência à localização da cervejaria no topo da colina de Valby.

    Carls_09

    Cervejaria Carlsberg em Copenhague

  2. A fábrica original pegou fogo em 1867. Foi reconstruída no mesmo ano com o uso de aço na sua fundação. O prédio existe até hoje e é listado como um monumento industrial, onde hoje fica o Visit Carlsberg, aberto a visitação. O lugar é lindo!

    Carls_11

    Cervejaria Carlsberg em Copenhague

  3. A constante busca pela perfeição levou J. C. Jacobsen a inaugurar, em 1875, o Laboratório Carlsberg. O objetivo do laboratório era pesquisar e estudar novos métodos e técnicas para os processos de maltagem, brassagem e fermentação. Em sintonia com seu espirito vanguardista, ficou determinado que toda descoberta feita pelo laboratório deveria ser compartilhada com o mundo. Muitas das grandes cervejarias do mundo foram construídas utilizando o conhecimento que J.C. Jacobsen dividiu com todos.

    Carls_12

    Laboratório Carlsberg em Copenhague

  4. Uma das maiores descobertas que o Laboratório Carlsberg fez foi no campo da fermentação. Houve uma época na Europa em que não era mais possível obter fermento fresco. O professor Emil Chr. Hansen foi responsável, em 1883, por descrever o até então desconhecido processo químico por trás da fermentação, permitindo desenvolver um método para obter fermento puro. A esse fermento foi dado o nome de Saccharomyces carlsbergensis. Todos os fermentos usados na produção de cerveja do tipo lager derivaram desta descoberta. Quase nada importante! Outro grande feito do Carslberg Laboratório, foi o desenvolvimento da escala de pH  por Søren Sørensen em 1909. A escala mede a quantidade de hidrogênio presente em uma solução e assim determinar sua acidez em nível de 0 a 14.

    Carls_10

    Cervejaria Carlsberg em Copenhague – foi num laboratório como esse que o fermento puro nasceu

  5. Em 1882 Carl Jacobsen, filho de J.C. Jacobsen, abre sua própria cervejaria com o nome de Nova Carlsberg (Ny Carlsberg) e, em pouco tempo, ele se torna um dos melhores mestres cervejeiros de toda a Europa. Pai e filho discordavam em muitas coisas e a Nova Carlsberg é resultado das desavenças entre eles. A partir desta data o pai muda o nome da sua cervejaria para Antiga Carlsberg (Gamle Carlsberg).

    Carls_03

    Cervejaria Carlsberg em Copenhague

  6. Antes de sua morte, em 1887, J.C. Jacobsen passa o comando da Gamle Carslberg para a Fundação Carlsberg, que ele havia criado em 1876. Seu filho assume a Gamle Carlsberg como CEO, e em 1906 ele unifica as duas cervejarias com o nome de Carlsberg.
  7. Sob o comando de Carl Jacobsen, a Carlsberg começa a se tornar uma cerveja internacionalmente conhecida e consumida. Para provar que sua lager era durável e de boa qualidade, ele envia garrafas da cerveja para o exterior (até para o Rio de Janeiro), especialmente para a Inglaterra e esse é o início da exportação da marca.

    Clique aqui e reserve seu hotel em Copenhague pelo booking.com

  8. Carl Jacobsen e sua esposa Ottilia Marie Jacobsen foram patronos das artes em Copenhague. O museu Ny Carlsberg Glyptoteket é a coleção particular do casal. Em 1902 eles criaram uma fundação para promover a arte na Dinamarca. Para garantir que sua fundação tivesse dinheiro, Carl Jacobsen, a exemplo de seu pai J.C. Jacobsen transferiu a Nova Carlsberg para a Fundação Carlsberg.

    Carls_06

    Cervejaria Carlsberg em Copenhague

  9. A Fundação Carlsberg é responsável por administrar e financiar o Laboratório Carlsberg, o Museu de História Natural no Palácio Frederiksborg (ao norte de Copenhague), financiar pesquisas cientificas, administrar o museu Ny Carlsberg Glyptoteket e, através da Fundação Tuborg, financiar trabalhos sociais que beneficiem a sociedade. A Fundação é dona de uma vasta parcela da Carlsberg S/A.
  10. O logo da Carlsberg, como conhecemos hoje, foi introduzido pela Antiga Carlsberg em 1904 para ser usada em sua Pilsner. O criador foi o arquiteto Thorvald Bindsbøll.
  11. Em 1913, Carl Jacobsen doa a estátua da Pequena Sereia para a cidade. A Pequena Sereia é o título de um conto de fadas escrito pelo famoso novelista dinamarquês Hans Cristian Andersen. A estátua é um dos principais símbolos de Copenhague.
    Carls_05

    Cervejaria Carlsberg em Copenhague

    Saiba mais sobre Copenhague. Clique aqui e veja tudo que já publicamos sobre essa maravilhosa cidade!

  12. 1970 foi o ano que a Carlsberg e a Tuborg se uniram definitivamente. Juntas elas viraram líder de mercado mundial à época. As duas marcas já trabalhavam em conjunto por décadas.
  13. A Carlsberg hoje é líder de mercado em mais de 20 países dentro da sua área de foco; Europa Ocidental, Europa Oriental e Ásia.
  14. Desde 2008 a fábrica de Copenhague não produz mais cerveja. Toda a produção ocorre na cidade de Fredericia na região chamada de Leste Jutlandia. Grande parte da área de operações da antiga fábrica está sendo transformada em um grande empreendimento imobiliária residencial e comercial. É o novo Distrito Carlsberg em Copenhague.

    Carls_02

    Cervejaria Carlsberg em Copenhague – o Portão dos Elefantes

  15. A antiga fábrica da Carlsberg foi transformada num centro turístico em 1999. O passeio é chamado de Visit Carslberg e é imperdível para qualquer apreciador de cerveja. O ingresso custa 100DKK e você tem direito a degustar 2 cervejas no final. Além do tour na antiga fábrica ande pelas ruas ao redor passando pelo Portão do Elefante. Skal!
Carls_08

Cervejaria Carlsberg em Copenhague – Skal!

Nota: todas as informações contidas neste texto foram obtidas durante a visita a Carlsberg e consultas nos websites da empresa e da fundação.

Informações Úteis

Para o site do Visit Carlsberg, clique aqui.

Para o site do Grupo Carlsberg, clique aqui.

Para o site da Fundação Carlsberg, clique aqui.

Para o site da Carlsberg, clique aqui.

Carls_01

Cervejaria Carlsberg em Copenhague