Thorval_03

3 Museus em Copenhague; Ny Carlsberg Glyptoteket, Galeria Nacional (SMK) e Thorvaldsen

São muitos os museus em Copenhague, a cidade é repleta de opções. Hoje vou falar um pouquinho sobre os três que já tive a oportunidade de visitar. São eles: Ny Carlsberg Glyptotek, Galeria Nacional da Dinamarca (SMK) e o Museu Thorvaldsen. O que eles têm em comum? Todos são museus de arte e digamos que os nomes são um pouco complicados de decorarmos, certo?

Mapa_museus

Mesmo que você não seja um fanático por museus é bom tê-los na manga já que Copenhague é famosa por seu clima imprevisível e relativamente chuvoso. Vamos lá?

Galeria Nacional da Dinamarca (SMK – Statens Museum for Kunst)

SMK_02

Museu em Copenhague: Galeria Nacional (SMK)

Este museu é grande! Coleções de obras dos séculos XIV ao XXI, de famosos pintores europeus como Picasso e Matisse e importantes pintores dinamarqueses e escandinavos como o norueguês Edvard Munch. Além de pinturas de artistas consagrados o museu exibe também trabalhos mais modernos e interativos como a exposição Robots. Sem falar nas exposições temporárias.

SMK_01

Museu em Copenhague: Galeria Nacional da Dinamarca (SMK)

O museu está instalado em dois prédios unidos por uma passarela e um pátio interno. Um prédio é mais histórico e o outro é mais moderno. Em tempo; Kunst significa arte em dinamarquês.

SMK

Para mais informações sobre a Galeria Nacionatl da Dinamarca (SMK) visite o site do museu. Clique aqui.

Ny Carlsberg Glyptoteket

Glyptotek_01

Museus em Copenhague: Ny Carlsberg Glyptoteket

Não. Esse aqui não é um museu da cervejaria Carlsberg. Ele está, porém, diretamente ligado com o filho do fundador da famosa cervejaria dinamarquesa, Carl Jacobsen. Toda a coleção do museu pertencia a Carl Jacobsen e sua esposa Ottilia Marie Jacobsen e foi doada por eles a cidade de Copenhague.

Diferente de outros museus de arte, a principal atração aqui são esculturas. Aliás, a palavra gliptoteca significa museu de esculturas. Instalado num prédio belíssimo, a maior parte da coleção são de esculturas francesas e dinamarquesas dos séculos XIX e XX. Além disso, a gliptoteca possui uma vasta coleção de peças e artefatos egípcios. Tem até múmia!

Glyptotek_04

Museus em Copenhague: Ny Carlsberg Glyptoteket

Logo na entrada o visitante é surpreendido com um belíssimo jardim de inverno localizado bem no centro do museu e passagem obrigatória para todas as salas da coleção.

Além das coleções permanentes, que já valem a visita, a gliptoteca está sempre trazendo exposições temporárias de diferentes temas. Fique atento!

Glyptotek_02

Museus em Copenhague: Ny Carlsberg Glyptoteket

Em tempo; não é sé de esculturas que vive a gliptoteca. Há também pinturas francesas e dinamarquesas. Aliás, uma exposição temporária de obras primas de pinturas francesas inaugura agora em março de 2017. Terei que fazer uma nova visita!

Glyptotek

Para mais informações sobre Ny Carlsberg Glyptotek visite o site do museu. Clique aqui.

Thorvaldsen Museu

Thorval_03

Museus em Copenhague: Thorvaldsen

Bertel Thorvaldsen foi um importante escultor dinamarquês. Considerado um dos melhores de sua época Thorvaldsen (1770-1844) viveu por mais de 40 anos em Roma. Em 1838 ele doou sua vasta coleção de arte para sua cidade natal, Copenhague. Bertel Thorvaldsen era famoso!

O museu fica num prédio construído para esse propósito bem ao lado do Palácio Christiansborg no centro da cidade. Por fora, o prédio é um enorme retângulo amarelo, por dentro, uma explosão de cores e formas. É o primeiro museu de arte da Dinamarca e existe desde 1848. O túmulo de Bertel Thorvaldsen fica numa área externa no centro do museu.

Thorval_06

Museus em Copenhague: sepultura de Bertel Thorvaldsen

Clique aqui e reserve seu hotel em Copenhague pelo booking.com

Este é um museu de um único artista e a coleção compreende principalmente esculturas de Bertel, desenhos e moldes de suas obras. No andar térreo fica o grande salão. Neste salão estão as maiores obras do escultor, entre elas as únicas duas obras equestres que ele fez.

Thorval_01

Museus em Copenhague: Thorvaldsen

Obs: a maior parte das obras expostas no museu são moldes feitos em gesso. Thorvaldsen recebia muitos pedidos de diferentes origens, sendo assim as obras finais (majoritariamente em mármore) foi entregue a quem as encomendavam e estão expostas em diferentes locais.

Outra importante obra exposta no grande salão é a escultura do Papa Pio VII. A obra final, em mármore, desta peça está exposta na Basílica de São Pedro no Vaticano. Uma notoriedade sobre Thorvaldsen é que ele é o único escultor não católico a ter uma obra exposta na Basílica de São Pedro. O cara era tão bom que esse pequeno fato não foi empecilho para a Igreja.

Thorval_02

Museus em Copenhague: Thorvaldsen – escultura do Papa Pio VII

As diversas salas do andar térreo expõem praticamente todas as obras realizadas pelo escultor ao longo de sua vida. As salas são pequenas, extremamente coloridas, pisos com desenhos em mosaicos e tetos repletos de adornos. Lindas!

Thorval_04

Museus em Copenhague: Thorvaldsen

Thorval_05

Museus em Copenhague: Thorvaldsen

Uma das salas que mais gostei foi a de Cristo e os 12 apóstolos. As peças finais estão na Catedral de Copenhague, a Vor Frue Kirke ou Igreja de Nossa Senhora. O tamanho das esculturas e a maneira como estão dispostas impressiona.

Thorval_07

Museus em Copenhague: Thorvaldsen

O segundo andar abriga pinturas de artistas contemporâneos tanto dinamarqueses como europeus e coleções de antiguidades egípcias, gregas, etruscas e romanas. O andar térreo é certamente o foco da sua visita.

Thorval

Para mais informações sobre o Museu Thorvaldsen visite o site do museu. Clique aqui.

Quer mais dicas sobre Copenhague? Clique aqui e veja tudo que já publicamos sobre essa linda cidade.

Thorval_08