Capadocia – Informações Gerais

Começamos nossa viagem na Turquia pela região da Capadocia.

Para entender um pouco sobre a Capadocia é importante dizer que ela se localiza na região chamada Anatolia Central. A Capadocia não está no mapa, ela é na verdade, formada por diversas cidades e essas cidades por vilarejos. Nós, turistas, quando nos referimos a Capadocia estamos basicamente falando sobre as vilas de Goreme, Urgup e Uchisar que é onde estão as principais atrações turísticas. Essas vilas pertencem à cidade de Nevsehir.

Anatolia Central

Anatolia Central

Há dois aeroportos que atendem a região, um em Nevsehir (30-40 minutos de Goreme) com apenas dois voos diários a partir de Istambul e o outro em Kayseri (1 hora distância) com mais opções de voos.

Aeroporto de Nevsehir - Capadocia

Aeroporto de Nevsehir – Capadocia

Voamos direto de São Paulo para Istambul no voo da Turkish que sai as 3:05hs da madrugada e chega em Istambul por volta das 22:30hs da noite (12:30 horas de voo). Saímos de Istanbul na manhã seguinte no voo das 07:00hs com destino a Nevsehir. Chegamos lá as 08:20hs e havíamos fechado um transfer com o pessoal do hotel no valor de 10 euros por pessoa. Toda essa maratona, acrescida da diferença de 6 horas de fuso, nos deixou acabados. Confesso que levei umas 3 noites para me acostumar com o horário.

Sobrevoando a Capadocia

Sobrevoando a Capadocia

Quando pesquisei sobre a Turquia percebi que a maioria das pessoas dedicam, em média, duas noites na Capadocia, o que para meu estilo de viagem considero corrido demais. Optamos por ficar 04 noites e fazer os passeios com mais calma e realmente apreciar a beleza da região. Ficamos em Goreme, no Sultan Cave Suites.

No final das contas achamos que 04 dias foi muito bom, poderíamos ter ficado mais mas não menos.

Sobre o hotel:

Adorei o hotel. Lindas vistas da cidade, café da manhã excelente, limpo, bem localizado. No entanto, o que mais me chamou a atenção foi a cordialidade dos funcionários. O hotel oferece transfer gratuito para vários lugares na região o que possibilita conhecer diferentes vilarejos e atrações sem precisar pagar por um tour. Por conta deste serviço acabamos não alugando carro e nem mesmo andando de ônibus. Utilizamos táxi uma vez (que é barato) e fizemos um tour guiado. Super recomendo o Sultan Cave!

Sultan Cave Suites - entrada

Sultan Cave Suites – entrada

Sultan Cave Suite

Sultan Cave Suite

Sultan Cave Suites - café da manhã

Sultan Cave Suites – café da manhã

Sobre o voo de balão:

Há inúmeras empresas que fazem o voo de balão, acabamos fazendo com a Butterfly Ballon, indicada pelo hotel. Havia pesquisado bastante sobre isso, uma vez que, fomos à Capadocia pouco tempo depois do acidente com um balão da empresa Anatolian.

Uma coisa importante para levar em consideração na hora de escolher a empresa, é verificar a capacidade máxima de pessoas em cada balão. Isso é importante não apenas por segurança, mas para garantir que todas as pessoas a bordo estejam na beirada do cesto, podendo assim admirar as vistas. Nosso voo foi sensacional, recomendo a empresa.

Butterfly Ballon

Butterfly Ballon

Sobre os tours:

O turismo em Goreme e região é bem organizado e busca facilitar a vida do viajante poupando-lhe tempo.

Várias empresas realizam diferentes tipos de tours de 01 dia abrangendo as principais atrações da Capadocia. Para quem está com pouco tempo, eles podem ser uma boa opção, no entanto, eles são caros (60 euros por pessoa/ por tour) e muitas das atrações podem ser visitadas por conta própria.

Resolvemos fazer apenas um tour e escolhemos o que incluía a cidade subterrânea de Derinkuyu. Derinkuyu é um pouco longe de Goreme e para visitarmos de outra forma teríamos que alugar um carro ou ir de transporte público. Além do mais consideramos importante o conhecimento de um guia nesta ocasião (o tour é inglês). Escolhemos a empresa Turkish Heritage Travel e fizemos o tour Cappadocia Undiscovered.

Sobre restaurantes:

A comida na Capadocia é deliciosa!

Mezzes, kebabs, pides, sopa de lentilha. Influenciada pela cozinha árabe, a comida turca é bem aromática, saborosa, levemente apimentada. Para quem já é apreciador da culinária árabe, a cozinha turca não vai surpreender tanto. Há muitas semelhanças e também muitas diferenças entre elas.

Normalmente não costumo recomendar restaurantes. Acho que sempre vale a pena escolher aquele que mais agrada no momento, seja por ter mesas ao ar livre, ou por estar cheio ou qualquer outra razão que nos faça querer entrar. De qualquer forma vale a pena ressaltar estes dois restaurantes de Goreme, principalmente para um jantar mais refinado.

A´laturca Restaurante – localizado no centrinho de Goreme

Seten Restaurant – localizado no Sultan Cave Suites.

Na maioria das vezes a taxa de serviço não vem na conta e incluí-la ou não é opção do cliente. Nós sempre incluímos algo em torno dos 10%.

Restaurante do Hotel - Seten Anatolian Cuisine

Restaurante do Hotel – Seten Anatolian Cuisine

A última dica que quero dar é sobre o calor. O verão é insuportavelmente quente e o clima é absurdamente seco. O uso dos superlativos é proposital assim você não vai esquecer de beber muita água. A palavra de ordem para a Capadocia nesta época do ano é hidrate-se!!