O que fazer Copenhague? Visite sua cidadela, o Kastellet

Copenhague - Kastellet

Copenhague – Kastellet

Esse é um passeio que não aparece com muita frequência nos guias de viagem sobre Copenhague, uma pena. A caminhada por esse belo parque é muito bonita, especialmente em dia de sol!

O Kastellet é uma fortificação construída durante o reinado de Christian IV da Dinamarca iniciada em 1626. Sua forma, uma estrela de cinco pontas cercada de água por todos os lados, lhe concede ainda mais charme e ela é hoje uma das fortificações mais conservadas da Europa.

Copenhague - Kastellet

Copenhague – Kastellet

Localizada ao norte do centro antigo, a cidadela fica a beira do oceano com vista para o Canal de Oresund. Ela possui dois portões de acesso, o Portão do Rei na parte sul (com a face voltada para a cidade) e o Portão da Noruega na face norte. Minha sugestão é que você entre pelo portão sul, já que estará vindo da cidade, e saia pelo portão norte.

Copenhague - Kastellet - Portão do Rei

Copenhague – Kastellet – Portão do Rei

Clique aqui e reserve seu hotel em Copenhague pelo booking.com

Quando você cruza a ponte sul e entra na cidadela, pelo Portão do Rei, você vai dar de cara com longos prédios de tijolo vermelho que eram utilizados como armazém para guardar armas, mantimentos e qualquer coisa que fosse necessária para sobreviver a um longo cerco.

Copenhague - Kastellet

Copenhague – Kastellet

Um pouco mais a frente você vai ver uma construção amarela muito bonita, essa é a Casa do Comandante e em frente a ela, do outro lado é a Igreja. Além desses edifícios a cidadela abrigava uma prisão, um moinho e uma casa de pólvora. Hoje em dia todos os edifícios são de uso militar.

kastellet_05

Copenhague – Kastellet, casa do comandante

Copenhague - Kastellet

Copenhague – Kastellet, igreja


Curiosidade: a prisão abrigou em 1772 um hóspede ilustre. Johan Friedrich Struensee era o médico particular do Rei Christian VII que era meio louco (a história diz que ele era esquizofrênico). Struensee era também conselheiro do rei e chegou a assumir o poder quando este foi afastado com a saúde debilitada. Struensse foi amante da Rainha Caroline Matilda e eles tiveram uma filha, a princesa Luisa Augusta. Suas ideias revolucionárias para a época, seu desrespeito pela cultura dinamarquesa (ele era alemão) e principalmente seu envolvimento com a rainha custaram-lhe a vida. Struensse foi condenado por traição e enforcado em abril de 1772.


Ainda dentro de Kastellet há um monumento dedicado às missões internacionais da Dinamarca após 1948 (depois da Segunda Guerra Mundial), sendo a primeira delas em Israel. O memorial é divido em três sessões sendo que a última é em homenagem àqueles que perderam suas vidas. Foi inaugurado em 2011 com a presença da família real. A escrita no muro significa: “Um momento, um lugar, uma pessoa.”

Copenhague - Kastellet

Copenhague – Kastellet – memorial das missões internacionais da Dinamarca

A estátua da Pequena Sereia

Na saída da cidadela, pelo portão norte, você estará bem perto de uma das principais atrações da cidade, a estátua da pequena sereia. A Pequena Sereia é um conto infantil escrito por Hans Christian Andersen, é dele também O Patinho Feio e O Soldadinho de Chumbo. Vamos deixar para falar sobre Mr. Andersen numa outra oportunidade, mas você pode aproveitar e visitar a estátua no mesmo dia que for ao Kastellet. É grande a quantidade de pessoas que querem tirar fotos com a estátua, espere filas ou faça como eu e veja mais de longe.

Copenhague - estátua da pequena sereia

Copenhague – estátua da pequena sereia

Andando de volta em direção à cidade você vai passar pela Igreja Anglicana Saint Alban e mais a frente chegará a Nyboder. Nyboder é um conjunto de casas, na verdade alojamentos, construídos em 1631 por Christian IV para abrigar os oficiais da marinha. Hoje, as casas de 1631 são um dos lugares mais caro para se morar. Não há dúvida que tem o seu charme morar numa construção tão antiga, mas será que é prático. Fiquei curiosa para conhecer essas casas por dentro.

Copenhague - Nyboder

Copenhague – Nyboder

Copenhague - região de Kastellet

Copenhague – região de Kastellet – St. Albans Anglican Church

Skål!