Dublin

No natal de 2008 ganhei do meu marido um guia da Irlanda e foi só em 2012 que finalmente fomos até lá. Sou amante da cerveja Guinness e assim sendo sempre tive vontade de conhecer Dublin, sua cidade de origem.

Chegamos em Dublin numa sexta-feira no final da tarde. O aeroporto é novo e bonito, o trajeto até o hotel levou quase 1 hora de táxi pois pegamos bastante trânsito e a corrida ficou 38 euros. Interessante dizer que nossa conversa com o taxista foi a mais difícil de toda a viagem, super difícil de entender devido a seu sotaque carregado, em contrapartida ele era super educado e nos deu uma aula sobre a cidade.

Ficamos hospedados no Buswells Hotel, um hotel antigo, quase velho mas bem charmoso e muito bem localizado. A cama e o chuveiro eram ótimos. O hotel fica ao lado da The Irish President’s House e de Trinity College.

Dublin é uma cidade relativamente pequena e faz-se tudo a pé. A cidade é cortada pelo Rio Liffey, ao sul é a região mais antiga, onde concentram-se a maioria dos hotéis e restaurantes, Trinity College, Guinnes Storehouse, Grafton Street e a famosa região de Temple Bar. O norte é a região mais nova com bastante comércio na região da Oxford Street e um famoso “monumento” chamado The Spire.

Nosso primeiro destino assim que chegamos foi encontrar com nossos parceiros de viagem Ivan e Eliana no The Temple Bar. Devo dizer que nosso principal objetivo em Dublin era ir de bar em bar, ou melhor de pub em pub, aproveitando o que na minha opinião a cidade tem de melhor, suas cervejas, seu clima festeiro e as pessoas super alto astral. The Templo Bar foi um ótimo começo, o bar estava lotado (era uma sexta-feira a noite) de pessoas alegres, música ao vivo, cervejas excelentes e lanchinhos deliciosos.

The Temple Bar

O dia seguinte começamos nossa andança pelo St. Stephen’s Green, um parque grande e muito bonito.

St. Stephen's Green

Depois de andarmos pela região de St. Stephen’s Green fomos a Trinity College visitar o famoso Book of Kells que fica na Old Library. Trinity College é a universidade mais atinga da Irlanda, fundada em 1592 pela Rainha Elizabeth I. Aqui estudaram Bram Stoker e Oscar Wilde entre outros famosos.

Trinity College

O Book of Kells, exposto na Old Library, é um manuscrito ilustrado escrito e desenhado por diversos monges a mais de 1000 anos atrás. Escrito em latim é considerado por muitos um dos mais importantes vestígios de arte religiosa medieval graças a beleza de seus desenhos e a apurada técnica de seu acabamento. O livro é na verdade pequeno e pouco se vê dele realmente. No entanto, a exposição  “Turning Darkness into Light” além de reproduzir diversas páginas do livro, ressalta detalhes de sua história assim como explica a metodologia usada para escrever e colorir. A visita termina no magnífico Long Room, a principal sala da antiga biblioteca que abriga aproximadamente 200 mil dos mais antigos livros da biblioteca. Infelizmente ou felizmente não é permitido tirar fotos. A entrada custa 9 euros.

Outra região bastante visitada pelos turistas é a da Grafton Street, a rua do comércio. As ruas aqui são repletas de cafés, restaurantes, pubs. No meio disso tudo há a famosa estátua de Molly Malone, vendedora de peixe durante o dia, prostituta  a noite e morreu jovem de uma desconhecida febre. Sua história é uma lenda mas há quem acredite que ela realmente existiu. A música “Cockles and Mussels” narra sua (h)istória e é tipo um hino não oficial da cidade. Até U2 já a interpretou em seus shows.

Molly Malone

Escute a música interpretadas por The Dubliners.

Na parte da tarde fomos a Guinness Storehouse mas isso é assunto para um novo post.

Neste dia jantamos num restaurante thailandes muito bom chamado Siam

Passear ao redor do rio Liffey e na região da Oxford Street também é um programa bastante interessante. Ao norte do rio a cidade parece mas espalhada, com ruas e avenidas mais largas, pontes modernas e o monumento The Spire.

The Spire

Rio Liffey

Não posso escrever este post sem mencionar alguns dos pubs de Dublin que visitamos como: The Porter House que é na verdade uma cervejaria, O’neills, McDaids e outros que infelizmente não lembro o nome e não anotei!! Uma das tardes na verdade fizemos um pub crawl, tomando pelo menos um pint em cada pub, uma experiência deliciosa!!!!