Roteiro Noruega e 15 dicas práticas

Bem vindo a Noruega!

Bem vindo a Noruega!

Toda vez que meu marido e eu discutimos uma nova viagem ele sempre colocava a Noruega em pauta. Principalmente porque temos um casal de amigos que moram em Oslo desde 2008. Vamos combinar que a Noruega não é caminho para lugar nenhum e dar um pulinho lá uma vez estando na Europa não é também tão simples. Essa é uma viagem que precisava ser programada, dedicada. Os congressos europeus de 2016 que o Rafa participou aconteceram em Estocolmo e na Basileia. Pronto! Era tudo que precisávamos para planejar a Noruega.

Planejar uma viagem pela Noruega não é fácil. Há muitos fatores para serem considerados. O país é enorme e cada canto tem sua particularidade. Foi difícil decidir para onde ir e como ir, pois como sempre eu queria ir para todos os lugares. Obviamente não tínhamos tempo e nem dinheiro para isso.

Então vamos ao que foi decidido depois de muito choro pelo que acabou ficando para trás.

16/06     Chegada em Oslo – hospedagem na casa dos amigos

20/06     Trem das 6:25hs da matina com destino a Myrdal (mais de 5 horas de viagem) e de lá para Flam. O trajeto é lindo!

21/06     Trem de Flam para Myrdal e de Myrdal para Bergen (um pouco mais de 2 horas).

23/06    Alugamos um carro para irmos até a Trilha da Pedra do Púlpito que faríamos no dia seguinte. Percorremos 310km até nosso hotel e a viagem levou o dia todo. Viagem inesquecível! Dormimos em Ardal.

24/06   Ardal – Stavanger – Stord (próximo a Bergen). Nesse dia faríamos a tão esperada trilha da Pedra do Púlpito (Pulpit Rock ou Preikestolen) mas a chuva não permitiu.

25/06    Stord – Bergen – Estocolmo (de avião)

Oslo

Oslo


Noruega em 15 dicas práticas:

1) Conte com a chuva e tente ter os dias flexíveis para não se frustrar. Nossos passeios estavam todos marcados. Não tínhamos dias de sobra nessa viagem e isso foi um erro. Todos os passeios ao ar livre que havíamos marcado foram prejudicados pela chuva. A descida a pé para Flam fizemos com chuva. O passeio pelos fjords foi numa lancha também debaixo de chuva e muito frio. Não fizemos a trilha do Pulpit Rock. Não posso dizer que eu vi aquela Noruega dos cartões postais com céu azul e imagens de cair o queixo.

Flam - passeio pelos fjords com chuva!

Flam – passeio pelos fjords debaixo de chuva!

2) A melhor época para ir é o verão, mas espere preços altos e lugares cheios. O verão é quando o norueguês viaja pelo país, portanto reserve hotéis e passeios com antecedência.

3) A empresa de trens trabalha com tarifas reduzidas chamadas de Minipris. A diferença é grande e você tem maior chance de consegui-las se reservar com antecedência. Clique aqui para ver o site da companhia de trem NSB.

4) As estradas são todas de velocidade reduzida e parecem “estradinhas”, na maior parte das vezes de mão única. As distâncias parecem maiores do que realmente são. Para você der uma ideia são 93.988km de estrada sendo que mais de 44.000km são de estradas regionais, 39.000km de estradas municipais e apenas 10.563km de estradas nacionais (dados oficiais de 2014). Ah, espere passar por muitos tuneis.

Noruega e sua estradas!

Noruega e sua estradas!

5) Não há como viajar sem pegar ferry, é comum e deve fazer parte do planejamento tanto de tempo quanto orçamentário. Usamos duas empresas de ferry a Fjord1 e a Norled. O intervalo entre uma ferry e outra varia de lugar para lugar. Meu conselho é que você planeje sua rota no google maps e depois busque o timetable das ferries na internet. Clique aqui e aqui para acessar os sites das cias de ferries.

Noruega - fila da balsa

Noruega – fila da balsa

6) Se estiver viajando pelo interior do país, tenha sempre comida com você. Nas cidadezinhas os restaurantes e mercados fecham cedo, tipo 20hs. Aconteceu com a gente!

7) O site que mais usei para pesquisar e entender o país foi o visitnorway.com. Comece sua pesquisa por aí.

8) A Noruega conta com várias rotas turísticas para serem percorridas lentamente e de carro. Em cada uma dessas rotas há diversas atrações. Se você planeja dirigir pelo país não deixe de dar uma olhada nessas rotas. Clique aqui.

9) O imposto sobre bebida alcoólica é alto e assim elas custam caro. Os supermercados só vendem cerveja de baixo teor alcoólico. Para comprar vinhos e destilados você vai precisar de uma Vinmonopolet. Outra informação relevante é sobre o horário de venda. Os supermercados encerram as vendas às 20hs durante a semana e às 18hs aos sábados. Nas Vinmonopolet o horário é ainda mais restrito; 18hs durante a semana e 15hs aos sábados. Não há venda de bebidas alcoólicas aos domingos. Fique alerta! Os bares vendem bebida normalmente. A cerveja norueguesa, apesar de cara é muito gostosa!

Noruega, Oslo - Skal!

Noruega, Oslo – Skal!

10) A prefeitura de Oslo é onde acontece anualmente a entrega do Prêmio Nobel da Paz. A entrada é gratuita e vale a visita!

Oslo - Prefeitura; salão onde acontece a entrega do Prêmio Nobel da Paz

Oslo – Prefeitura; salão onde acontece a entrega do Prêmio Nobel da Paz

11) A voltagem na Noruega é 220V.

12) Mesmo indo no verão leve roupa de frio e de chuva! Há lugares que faz bastante frio para a época do ano.

Noruega - caminho de trem entre Oslo e Myrdal, 20/06

Noruega – caminho de trem entre Oslo e Myrdal, 20/06

13) Dependendo dos lugares que pretende visitar, use avião. A Noruega possui algo em torno de 50 aeroportos. Você pode dar uma olhada na companhia aérea Norwegian. Nós usamos e correu tudo bem! Clique aqui.

14) Beba água da torneira. Além de ser de graça, é muito gostosa e está sempre gelada!

15) Viajar pela Noruega é realmente caro. Tudo é caro. É fundamental que você tenha consciência disso para a viagem não acabar virando um pesadelo.

Clique aqui e veja tudo que já publicamos sobre a Noruega.

Boa viagem!

Boa viagem!