Onde ir na Noruega? Trilha e fiordes em Flam!

Onde ir na Noruega além de Oslo? No dia 20/06/2016 as 06:25 da matina pegamos o trem para Myrdal. Nosso destino final era a cidade de Flam, porém, o trem que vem de Oslo não leva ate lá; é necessário descer em Myrdal. Myrdal fica a 863m de altitude e Flam está no nível do mar, 20 quilômetros separam as duas cidades.

Noruega - lindas paisagens a caminho de Flam, no trem entre Oslo e Myrdal

Noruega – lindas paisagens a caminho de Flam, no trem entre Oslo e Myrdal

Clique aqui e reserve seu hotel Flam através do booking.com

Mas vamos parar logo e explicar porque ir para esse lugar. Flam está localizada à beira dos fiordes Aurlandsfjorden e Naeroyfjord. O primeiro desemboca no importante Sognefjorden que chega até a costa do país. Pode-se dizer que Flam é a porta de entrada ao maravilhoso mundo dos fiordes noruegueses. No verão, a cidade fica cheia, com milhares de turistas. Alguns individuais, como eu e o Rafa, muitos grupos do famoso passeio Norway in a Nutshel e milhares provenientes de enormes cruzeiros que aportam aqui. Espere pagar caro por tudo.

Flam_03

Do trem entre Oslo e Mydal

Flam_05

Paisagem vista do trem entre Oslo e Myrdal – Noruega

A viagem de trem até Myrdal dura 5 horas e passa por lugares incríveis. A altitude é elevada na maior parte do trajeto. O ponto mais alto é Finse com 1222m de altitude. Apesar de ser 20/06, praticamente verão, boa parte da paisagem era de inverno, com bastante neve e temperaturas na casa de 5 C.

Flam_02

Paisagem vista do trem entre Oslo e Myrdal – Noruega

Flam_07

Paisagem vista do trem entre Oslo e Myrdal – Noruega

Flam_06

Paisagem vista do trem entre Oslo e Myrdal – Noruega

Flam_01

A caminho de Flam – Finse na Noruega

Uma vez em Myrdal, há duas maneiras de chegar a Flam; com o famoso trem Flamsbana que percorre os 20.2km em aproximadamente 1 hora passando por 20 túneis, 01 ponte e 10 estações; ou, você pode fazer o percurso a pé caminhando pela famosa trilha Rallarvegen. Essa é um famoso percurso de bike, o trecho Myrdal-Flam é a última pernada do trajeto. Saiba mais sobre a Rallarvegen clicando aqui.

Dica: Nosso amigo Burba faz essa trilha de bike todo ano. Se você tiver interesse ou quiser saber mais sobre essa aventura dá uma olhada no blog dele. Clique aqui.
Flam_08

Início da trilha entre Myrdal e Flam

Nossa opção foi fazer a trilha. Não poderíamos percorrê-la inteira, pois não chegaríamos a tempo para o passeio no fiorde que já estava agendado para esse mesmo dia. O Café Rallarvegen, na estação de trem de Myrdal, oferece o serviço de guardar as malas. Impossível fazer a trilha carregando malas, não é mesmo?

Quando chegamos a Myrdal, o tempo estava bem fechado, com cara de chuva. Teimosos, não quisemos desistir do plano inicial e resolvemos encarar a trilha mesmo com a possibilidade de chuva. Equipamos as mochilas com uma muda de roupa, água e sanduíche. O plano era caminhar metade do percurso e pegar o trem na metade final.

Flam_09

Trilha Rallarvegen entre Myrdal e Flam

Assim que começamos a caminhar, a chuva começou a cair, mas seguimos em frente ainda animados. Logo no começo da trilha, a estrada te leva por um ziguezague de 21 curvas até alcançar o vale. A paisagem é gloriosa por todo o momento. Cachoeiras, rio, fazenda de cabra e bode. Era para ter sido espetacular se não fosse a chuva. É claro que valeu a pena e conta como uma aventura, mas eu fiquei com gostinho de “não valeu”.

Flam_12

Trilha Rallarvegen entre Myrdal e Flam

Flam_11

Trilha Rallarvegen entre Myrdal e Flam – parada para o lanchinho no único lugar coberto; o túnel

Quando finalmente chegamos à estação estávamos ensopados e, sim, nossas roupas eram supostamente a prova d’água. Ficamos muito felizes que a estação era uma casinha, fechada e aquecida.

Dica de ouro: se você vai fazer caminhadas na chuva tenha roupas especialmente para isso. Minha jaqueta era impermeável e não segurou. Minha bota era da Timberland (bota velha) e meu pé ficou molhado. A chuva não era muito forte, mas foi constante durante os 10km. Minha sorte foi que as roupas da mochila estavam lacradas num saco a vácuo.

Nós havíamos comprado as passagens de trem para essa reta final, mas não tivemos que apresenta-las ao embarcar.

A parte dois dessa jornada continua no próximo post! Vem por aí: passeio nos fiordes, hostel e o vale de Flam!

Flam_10

No trem Flamsbana entre Myrdal e Flam

Veja tudo que já publicamos sobre a Noruega. Clique aqui.