Chegando em Oslo – Nobel da Paz e Moderna Ópera

Oslo - Teatro Municipal

Oslo – Teatro Municipal

O aeroporto de Oslo fica a 45km do centro da cidade. A maneira mais prática e rápida de chegar a centro da cidade é com o trem chamado flytoget. Você pode adquirir seus tickets antecipadamente pela internet.

A capital da Noruega tem algo em torno de 600 mil habitantes. Apesar de ser bem antiga não conta com aquela abundância de prédios históricos, comuns das capitais europeias. É a modernidade que atrai.

No dia em que chegamos fomos dar uma volta em uma região chamada Aker Brygge. Essa região fica a beira d’água e é na verdade um aterro. Repleta de lojas, barzinhos e restaurantes com mesas ao ar livre, lota no verão. É por aqui também que fica o Museu de Arte Moderna, Astrup Fearnley Museet.

Clique aqui e reserve seu hotel em Oslo pelo booking.com

Oslo - Aker Bryggen

Oslo – Aker Bryggen – reparem no horário 21:12hs

Confesso que não fiz uma pesquisa muito detalhada sobre o que fazer em Oslo. Contei com o conhecimento dos amigos que moram lá desde 2008. Dois lugares estavam na minha lista de must see: a prefeitura – por ser onde o Prêmio Nobel da Paz é entregue – e o Vigeland Parque.

Oslo - city hall vista a partir de Aker Bryggen

Oslo – city hall vista a partir de Aker Bryggen

O primeiro dia da nossa estada amanheceu nublado e com chuva o que, como você já sabe, faz parte de qualquer visita à Noruega. Saímos de casa, eu, Rafa e o Burba, com destino ao centro da cidade. Uma das ruas mais famosas de Oslo é a Karl Johans Gate, que tem numa ponta o Palácio Real e, na outra, a Estação Central de Oslo. Há várias atrações no meio do caminho; o Teatro Municipal, o parlamento, a catedral. Além disso, a prefeitura é logo ali.

Oslo - Royal Palace

Oslo – Royal Palace

Começamos nossa caminhada pelo Palácio Real (Royal Palace). Construído no século XIX entre os anos de 1824 e 1849, o palácio é a residência oficial da família real norueguesa desde 1905. Durante a Segunda Guerra ele foi usado como quartel general alemão. Não entramos no palácio. Por fora ele não é luxuoso, mas é austero e imponente.

Oslo - Royal Palace - Burba e eu

Oslo – Royal Palace – Burba e eu

OBS: A Noruega é uma monarquia constitucional com um sistema parlamentar de governo. O atual rei, Haroldo V, está no cargo desde 1991 e o príncipe herdeiro é seu único filho, Hakkon. A rainha Sônia é de origem plebeia. A família real norueguesa exerce funções de ordem cerimoniais.

Oslo - Royal Palace - Rafa e Burba

Oslo – Royal Palace – Rafa e Burba

Nossa próxima parada foi na prefeitura. É aqui, na Prefeitura de Oslo, que acontece todo dia 10 de dezembro a entrega do Prêmio Nobel da paz. Esse é o único prêmio nobel entregue fora de Estocolmo, Suécia. A entrada na prefeitura é gratuita e a cerimônia de premiação ocorre no salão principal no piso térreo, logo na entrada do prédio.

Oslo - Prefeitura

Oslo – Prefeitura

Ainda na parte de fora do prédio dedique um tempo para percorrer os dois corredores laterais. Eles são decorados com painéis entalhados na madeira. Esses painéis são de autoria de Dagfin Werenkisold (1892 – 1977) e contam passagens da mitologia nórdica, como antigos mitos sobre a criação, a vida dos deuses, fontes de sabedoria, o amor e até mesmo o futuro. Vale a pena!

Oslo - City Hall - entalhes de madeira

Oslo – City Hall – entalhes de madeira – Esquerda para direita:  Thor is driven by his GoatsOdin on Sleipner; The Swan Maidens

Quando entrar no salão da prefeitura preste atenção na magnifica porta de madeira e sua serpente.

Durante os meses de junho, julho e agosto, é oferecido diariamente um tour guiado em inglês e gratuito. São 3 horários disponíveis, 10:00 – 12:00 – 14:00, e não é necessário fazer reserva.

Oslo - city hall

Oslo – city hall – porta de entrada e detalhes do interior

Depois de uma pausa para uma cervejinha, seguimos caminho em direção à moderna Ópera de Oslo, descendo pela Karl Johans Gate.

A Ópera de Oslo é magnifica e super moderna. De arquitetura arrojada foi inaugurada em 2008 e é o maior centro de artes cênicas da Noruega. O exterior moderno do edifício, com sua estrutura formada por rampas e escadas, permite o passeio por cima do prédio. É uma pena que estava chovendo, as vistas dali do alto ficariam muito mais bonitas com o sol. Clique aqui para o site da Ópera de Oslo.

Oslo - opera house

Oslo – opera house

Oslo - opera house

Oslo – opera house

Depois de toda essa chuva tudo que queríamos era um lugar seco e gostoso para comer. Resolvemos ir até o centro gastronômico Mathallen Oslo no bairro da Grünerlokka. O mercado é bem agradável e oferece diversas opções de comida. Comemos um sanduíche de pato desfiado que estava uma delícia, e olha que eu nem sou muito fã de pato. Clique aqui para visitar o Mathallen Oslo.

Oslo -

Oslo – sanduba de pato no Mathallen

SKAL!!