Parque Nacional da Serra da Canastra e a chamada Parte Baixa

Parque Nacional da Serra da Canastra – Parte Baixa

No nosso primeiro dia de passeio na Serra da Canastra fomos conhecer a Parte Baixa do parque. As denominações de parte baixa e parte alta estão relacionadas com a cachoeira Casca D’Anta. Parte baixa é a parte de baixo da queda e parte alta é a parte de cima da queda.

Mapa da Serra da Canastra

Mapa da Serra da Canastra

A pousada que ficamos hospedados, Fazendinha da Canastra, está localizada na estrada que segue para a parte baixa do parque, super prático. Saímos logo depois do café da manhã. Há várias paradas nesse trajeto que não é longo, mas toma bastante tempo pois a estrada é toda de terra. O ponto final é o Morro do Carvão, de onde se avista toda a serra.

Se quiser saber mais sobre a Pousada Fazendinha da Canastra clique aqui.

Essa estrada divide os municípios de Vargem Bonita e São Roque de Minas. Pare o carro quando vir a placa da divisa, o visual aqui já é demais.

Limite de municípios

Serra da Canastra – Limite de municípios

A próxima atração é uma ponte de madeira sobre o Rio São Francisco (sentido Fazenda Passaredo). Aqui você pode estacionar e descer até o rio. Como já tínhamos descido no rio no dia anterior então só passamos de carro pela ponte mesmo.

Serra da Canastra - ponte sob o Rio São Francisco

Serra da Canastra – ponte sobre o Rio São Francisco

Já da estrada é possível avistar a famosa cachoeira e um pouco mais a frente está a entrada do parque.

Serra da Canastra - maridão e sogrinha

Serra da Canastra – maridão e sogrinha

Essa parte do parque acessa o poço da cachoeira Casca D’Anta. A trilha é tranquila e não é longa, mais ou menos 3km. No meio da trilha há um mirante excelente para fotos!

Serra da Canastra - mirante na parte baixa

Serra da Canastra – mirante na parte baixa

Seguindo a trilha o barulho da queda d’água começa a ficar mais intenso e quando vemos a cachoeira mais de perto nos sentimos pequeninos. A força da queda d’água impressiona. Chegar o mais perto possível do poço não é uma tarefa simples. As pedras ficam extremamente escorregadias devido a presença constante de água. Nadar no poço é uma tarefa suicida. Não me lembro de ter visto nenhuma placa dizendo ser proibido, porém não havia ninguém na água.

Serra da Canastra - Cachoeira Casca D'Anta, parte baixa

Serra da Canastra – Cachoeira Casca D’Anta, parte baixa

Serra da Canastra - Cachoeira Casca D'Anta, parte baixa

Serra da Canastra – Cachoeira Casca D’Anta, parte baixa

Serra da Canastra - Cachoeira Casca D'Anta, parte baixa

Serra da Canastra – Cachoeira Casca D’Anta, parte baixa

Vale dizer que há uma trilha que leva até o topo da cachoeira que fica na parte alta do parque. Não fizemos. O passeio a parte alta seria no dia seguinte, achamos que não valia a pena.

Morro do Carvão

Voltando para o carro seguimos em direção ao topo do Morro do Carvão. Lá há um restaurante servindo almoço ou porções e o mais importante, cerveja gelada! Delícia! Ficamos um bom tempo por ali, relaxando e apreciando a vista. O visual do topo do Morro do Carvão, para mim, foi o mais bonito da viagem.

Serra da Canastra - Morro do Carvão

Serra da Canastra – Morro do Carvão, família reunida

Serra da Canastra - Morro do Carvão

Serra da Canastra – Morro do Carvão

Serra da Canastra - Morro do Carvão

Serra da Canastra – Morro do Carvão

Serra da Canastra - restaurante no topo do Morro do Carvão

Serra da Canastra – restaurante no topo do Morro do Carvão

Seguindo o caminho de volta para a pousada paramos na casa do Seu Zezito. Nos fundos da propriedade há uma piscina natural deliciosa, de água transparente e gelada. Um mergulho extremamente revigorante. O seu Zezito cobra uma taxa daqueles que entrarem na água. Não há uma guarita ou nada parecido para realizar o pagamento. Há apenas uma placa informando o preço e vai muito mais da boa educação do visitante efetuar o pagamento ou não.

Serra da Canastra - piscina natural do Seu Zezito

Serra da Canastra – piscina natural do Seu Zezito

De volta a pousada ainda tivemos tempo para uma cervejinha antes do jantar!