Ronda

No dia 14/12 nosso grupo diminuiu pois meu marido teve que voltar ao Brasil por causa do trabalho. Eu, meu irmão e meus pais saímos de Vejer com destino a Ronda. Não sei o que fizemos de errado (ou certo) com as instruções do GPS que ele nos levou por um caminho totalmente alternativo e deslumbrante. A estrada cortava umas montanhas, cheia de curvas e vistas maravilhosas, passando por pequenos vilarejos, em trechos do caminho ficamos longos períodos sem cruzar com nenhum outro carro. Até hoje não entendi direito qual foi o caminho que fizemos mas que foi lindo isso foi.

estrada entre Vejer e Ronda

Situada no topo da Serrania de Ronda, a cidade está 698m acima do nível do mar e é uma das mais antigas da Espanha. Se alguém me perguntasse qual foi o lugar da Espanha que mais me surpreendeu com certeza a resposta seria Ronda. Além de monumentos históricos e super bem conservados a beleza natural é o que a cidade tem de mais marcante em minha opinião. O desfiladeiro de 150m de altura chamado El Tajo divide a cidade em duas e sua famosa Ponte Nova (século XVIII) é maravilhosa. O rio que passa embaixo chama-se Guadalévim.

Ronda - Alameda del Tajo

Ronda - vista maravilhosa!!!!!

Ronda

Ronda

Para podermos avistar a Ponte Nova e o desfiladeiro por inteiros fizemos uma caminhada morro abaixo inesquecível! É um pouco estranho chamar de ponte nova uma construção do século XVIII, na verdade ela é a ponte nova em relação a outra ponte que une os dois lados da cidade chamada Ponte São Miguel de origem romana.

Ronda - Ponte Nova

Desfiladeiro de Ronda - El Tajo

Ronda (dentro da ponte nova)

Outra atração muito interessante de Ronda é o Banho Árabe, com sua origem no século XIII é um dos mais bem conservados de toda a Espanha.

Ronda - Banhos Arabes

Ronda - Banhos Arabes

De todas as construções históricas de Ronda, a Plaza de Toros é sem dúvida alguma a mais expressiva. Construída em 1785 é a mais antiga da Espanha. Ronda é a cidade natal de Pedro Romero, um dos toureiros mais famosos e importantes da Espanha. Ele foi o primeiro a ver as touradas como arte e não apenas demonstração de coragem. Pedro Romero viveu de 1754 a 1839. Anualmente acontece aqui a Feira de Pedro Romero e em sua homenagem  o encerramento é celebrado com a famosa Corrida Goyesca.

Ronda - Plaza de Toros

Ronda - Plaza de Toros

Em 1994, Madonna gravou o clip da música Take a Bow aqui na Plaza de Toros de Ronda.

http://www.youtube.com/watch?v=XDeiovnCv1o

Ronda é uma cidade belíssima que vale muito a pena conhecer, é daquele lugares que inspiram e que você não quer mais ir embora. Ficamos 02 noites em Ronda hospedados no Hotel San Cayetano, um hotel bem simples mas muito bem localizado.