Alpes Alemães – do Castelo Neuchweinstein ao topo da Alemanha, o Monte Zugspitze

Os Alpes Alemães é uma região lindíssima! Muitas cidadezinhas interessantes e charmosas, o maravilho Castelo Neuchweinstein, o monte mais alto da Alemanha, o Zugspitze. Tudo pertinho um do outro e nada muito longe de Munique.

O problema é ter tempo para fazer tanta coisa! A tarefa de decidir aonde ir e o que deixar para trás não é nada fácil. Dentro do nosso espaço de tempo resolvemos focar na região dos Alpes, divisa com a Áustria, sendo o local mais a oeste o Castelo de Neuchweinstein e o mais a leste a cidade de Salzburgo na Áustria. No post anterior (clique aqui) já falei um pouco sobre o belo palácio Linderhof. Neste aqui vou contar o que mais me chamou atenção nos lugares que passamos. Um apanhado bem enxuto de uma região de encher os olhos.

DICA: Sem sombra de dúvida a melhor maneira para rodar pela Alemanha é de carro. As estradas são excelentes. A tentação de alugar um carrão para rodar, sem limite de velocidade nas autobans, é grande. Porém, se você conseguir resistir, o aluguel de carros populares é barato e te levam para os mesmos lugares. É o gosto e o bolso de cada um!

A charmosa Oberammergau

Depois da visita ao Palácio Linderhof seguimos para Oberammergau. Pequena cidade nos Alpes, 3 fatos fazem a fama Oberammergau. A fachadas de suas casas decoradas com frescos, o trabalho de entalhar madeira e a encenação da Paixão de Cristo que acontece a cada 10 anos desde 1634 e a próxima será em 2020.

Oberammergau

Oberammergau e suas belas fachadas

DICA: As cidadezinhas desta região dos Alpes ficam muito próximas umas das outras. Sempre cheias de charme e em meio às montanhas o próprio percurso entre elas já é parte do passeio. Viajamos no verão e sem reserva de hotéis, não encontramos dificuldade alguma em achar hospedagem.

Oberammergau

Oberammergau

Dentre as diversas fachadas destaque para a “Lang sel. Erben” (Casa da Família Lang), uma das famílias pioneiras no trabalho de entalhe na madeira.

Oberammergau

Oberammergau – Casa “Lang sel. Erben”

Oberammergau - Casa "Lang sel. Erben"

Oberammergau – Casa “Lang sel. Erben”

Oberammergau encanta pelo capricho, pelas cores e formas, pelo esplendor da natureza que a cerca. Ela tem tudo aquilo que permeia nossa imaginação sobre como uma vila em meio aos Alpes deveria ser!

Oberammergau

Oberammergau

Oberammergau

Oberammergau

O Castelo Neuchweinstein

O destino seguinte a Oberammergau foi o famoso Castelo de Neuchweisntein. Situado também nos Alpes este é o castelo mais grandioso do Rei Ludwig II. Sua visão era construir um castelo em homenagem à cultura medieval e a realeza, porém, equipado com o que havia de mais moderno na época. Um bom exemplo é a cozinha que possuía água fria e quente, além de espetos giratórios para assados. Sua construção teve inicio em 1869 e o castelo é inacabado.

Sua localização, no alto de uma montanha em meio a um vale é bucólica e romântica. Por estar no topo de uma montanha pode ser avistado da estrada. Diz a lenda que Neuchweinstein serviu de inspiração para o castelo da Cinderela na Disney. A Vila de Hohenschwangau é o destino final do seu carro. A subida até o castelo pode ser feita a pé (foi o que fizemos), ou de charrete.

O CASTELO NEUCHWEINSTEIN

O Castelo Neuchweinstein no topo da montanha

Para conhecer os arredores do castelo não é necessário adquirir ingresso. O ingresso para visitar o interior do castelo só pode ser adquirido no ticketcenter localizado na vila ANTES da subida para o castelo. É recomendável que os mesmos sejam reservados com antecedência. Você pode fazer a reserva no site do castelo. Clique aqui. As visitas são guiadas e com hora marcada. O ingresso custa E$12,00 por pessoa.

VISTA DO VALE ONDE LOCALIZA-SE O CASTELO NEUCHWEINSTEIN

Vista do vale onde localiza-se o Castelo Neuchweinstein

O CASTELO NEUCHWEINSTEIN

O Castelo Neuchweinstein

A subida não é muito longa nem muito difícil, não é uma trilha e sim uma rua, no asfalto. Ao chegar ao castelo há um caminho que te leva para a Ponte Marienbrücke de onde se tem as melhores vistas de Neuchweinstein. A ponte, sobre a Garganta do Pöllat, está a 92m de altura e ultrapassa uma cascata de 45m do desfiladeiro. Originalmente de madeira e substituída em 1866 (antes do castelo) por uma estrutura de ferro a ponte leva o nome da mãe de Ludwig II, a rainha Marie.

CASTELO NEUCHWEINSTEIN - PONTE MARIE

Castelo Neuchweinstein – Ponte Marienbrücke

O CASTELO NEUCHWEINSTEIN

O CASTELO NEUCHWEINSTEIN

Esse passeio nos remete aos contos de fadas, aos lugares de encantadoras paisagens e de eterno romantismo!

Próxima parada, Garmish-Partenkirchen

Ao terminar nosso passeio em Neuchweinstein decidimos seguir para Garmish-Partenkirchen. Encontramos um hotelzinho bastante simpático, bom preço, bom café da manhã, excelente localização. Hotel Almenrausch und Edelweiss. Chegamos em Garmish no final da tarde e no dia seguinte de manhã já seguimos viagem, portanto não aproveitamos muito a cidade que pareceu muito charmosa e cheia de coisas para fazer.

Garmish-Partenkish

Garmish-Partenkishen

Encravada nas montanhas, Garmish-Partenkirchen é uma cidade maior e serve como excelente base para visitar a região. Está bem próxima do pico mais alto da Alemanha, o Zugspitze e também do desfiladeiro Partnach. Foi sede dos jogos olímpicos de inverno de 1936, quarta edição dos jogos de inverno.

Desta cidade, levo comigo lembranças muito gostosas; o pôr do sol avermelhando, o horizonte e as montanhas, abrir a janela do nosso quarto de manhã e dar de cara com os Alpes crescendo aos meus olhos. Deslumbrante!

Ga

Garmish-Partenkirshen entardecer

Garmish-Partenkirshen pela manhã

Garmish-Partenkirshen pela manhã

E no dia seguinte o topo da Alemanha, o monte Zugspitze

O Zugsptize é a montanha mais alta da Alemanha com 2962m acima do nível do mar. Situado na fronteira com a Áustria há três maneiras de chegar ao topo pelo lado alemão. Um trem que percorre a parte norte da montanha e termina em Zugspitzplatt; um platô logo abaixo do topo, de onde se pega o teleférico até o pico. Outra maneira é utilizar o teleférico localizado na estação de mais baixa elevação (973m acima do nível do mar), próxima ao lago Eibsse, que leva o turista direto ao topo. Nós não escolhemos nenhuma dessas opções.

Em direção a Zugsptize

Em direção a Zugsptize

A parte sul do Zugsptize está localizada na Áustria próximo a cidade de Ehrwald (1225m acima do nível do mar) e a partir dali também há um teleférico que leva direto ao topo da montanha. Nós optamos em subir pelo lado austríaco, pois havia lido que as vistas são mais bonitas. Não posso dizer nada sobre as vistas já que no dia que subimos o tempo estava nublado e foi como estar nas nuvens!

A subida ao pico do Zugsptize foi literalmente nas nuvens!!

A subida ao pico do Zugsptize foi literalmente nas nuvens!!

No topo do Zugsptize, o pico mais alto da Alemanha

No topo do Zugsptize, o pico mais alto da Alemanha

O preço do ingresso não é barato, custa E$34,00 por pessoa. A subida no teleférico é um tanto quanto interessante. Tem 3600m de comprimento e um ganho de elevação de 1725m, tudo isso percorrido em apenas 10 minutos. Há momentos em que você tem a sensação de que está indo diretamente ao encontro das rochas.

Clique aqui e veja tudo que já publicamos sobre a Alemanha.

Num local alto como esse, com ventos constantes, o clima muda com bastante frequência. Quando subimos não dava para ver nada. 30 minutos depois abriu um pouco e pudemos perceber como é lindo o visual!

No topo do Zugsptize - e a vista que era para termos tido toda encoberta pela neblina

No topo do Zugsptize – e a vista que era para termos tido toda encoberta pela neblina

No topo do Zugsptize

No topo do Zugsptize

No topo do Zugsptize

No topo do Zugsptize

O mais engraçado de tudo foi que visitamos em pleno verão e lá em cima estava nevando. Uma neve bem fina, mais para uma chuva de neve e ainda assim foi muito legal!

DICA: Mesmo no verão a temperatura lá em cima é mais fria e venta bastante, portanto esteja preparado!

Suba por onde achar mais conveniente, mas suba ao pico do Zugspitze que vale a vista!

No topo do Zugsptize e a descida também nas nuvens!!

No topo do Zugsptize e a descida também nas nuvens!!

Links Úteis

Para visitar o site do Castelo Neuchweinstein, clique aqui (em inglês)

Para saber mais sobre Oberammergau, clique aqui (em inglês)

Para saber mais sobre o Zugspitze, clique aqui (em inglês)

Para saber mais sobre Garmish-Partenkirshen, clique aqui (em inglês)

Castelo Neuchweinstein

Castelo Neuchweinstein