Verona, bate-volta de trem a partir de Veneza

Verona_11

Como ir a Verona

Verona se encaixa muito bem num passeio de bate-volta a partir de Veneza. Para chegar na cidade de Romeu e Julieta você vai precisar pegar o trem. O tempo da viagem depende do trem que você escolhe. A linha Regionale é a que custa mais barato e leva mais tempo (1:27hs a 2:13hs dependendo do trem), já a linha Frecciabianca leva 1:10hs e custa mais caro. Nós fomos de Regionale.

Visite o site da linha férrea italiana para maiores informações. Clique aqui.

A estação que você deve descer em Verona é a Porta Nuova, siga caminhando pelo Corso Porta Nuova e você chegará na praça central da cidade velha onde fica também o Centro de Informações Turísticas. Recomendo que você visite primeiro o Centro de Informações Turísticas.

Verona - Corso Porta Nuova

Verona – Corso Porta Nuova

Verona_02

Verona – Piazza Brà

Um dia em Verona

Essa belíssima praça chamada Piazza Brà é onde fica a famosa Arena de Verona, um anfiteatro de origem romana localizado bem no centro da praça. Essa Arena, do século I, é o símbolo da cidade e foi por onde começamos nosso passeio. A acústica da casa é considerada ideal para apresentações ao ar livre e o verão é a temporada de ópera na arena. Conseguir um ingresso não é tarefa simples, programe-se!  Nós não nos programamos. Clique aqui para se programar.

Arena de Verona na Piazza Brà

Arena de Verona na Piazza Brà

Obviamente que nem tudo é original, o anfiteatro passou por um grande restauro no período da renascença depois de ter sido quase destruído por um terremoto. Achei a visita sensacional, fiquei com vontade de assistir a uma ópera ali. O lugar respira história.

Dentro da Arena de Verona na Piazza Brà

Dentro da Arena de Verona na Piazza Brà

Dentro da Arena de Verona na Piazza Brà - embaixo das arquibancadas

Dentro da Arena de Verona na Piazza Brà – embaixo das arquibancadas

Depois dali seguimos para a atração mais famosa de Verona, a Casa de Julieta. Verona é a cidade de Romeu e Julieta. Mas se essa história é fictícia, criada por Shakespeare, como é que existe a casa da Giulietta? Há quem diga que os personagens realmente existiram, será? A verdade é que este é o lugar mais visitado em Verona e, portanto muito cheio. Não entramos na casa propriamente dita, chegamos somente até o pátio interno de onde se vê a famosa sacada e de lá seguimos nosso passeio.

Verona - casa de Julieta e a famosa sacada

Verona – casa de Julieta e a famosa sacada

Ali ao lado da Casa de Julieta fica a Piazza Erbe, a mais antiga Praça de Verona que durante o império romano era o centro da vida política e econômica da cidade. Para chegar até a praça procure por uma torre com um relógio, essa é a Torre dei Lamberti e com seus 84m de altura é facilmente identificada. Adjacente a Piazza Erbe está a Piazza de Signori, onde no centro, há uma estátua de Dante.

Verona - Piazza Erbe e

Verona – Piazza Erbe e a Torre dei Lambert

Seguindo o passeio pelo centro histórico de Verona chegamos à beira do Rio Adige e à antiga ponte romana Ponte Pietra. Atravessando essa ponte chega-se no Teatro Romano, ambos com origem no século I antes de Cristo. A visita ao Teatro Romano também é bastante interessante e proporciona belas vistas do rio e da cidade.

Verona - Rio Adige

Verona – Rio Adige

Verona - proximidades da Ponte Pietra

Verona – proximidades da Ponte Pietra

Verona - Teatro Romano

Verona – Teatro Romano

Verona vista a partir do teatro romano

Verona vista a partir do teatro romano

Ao cruzar novamente a Ponte Pietra e retornarmos a cidade velha nosso destino era o castelo Castelvecchio. Seguimos para Porta Borsari e a rua Corso Borsari em direção a Ponte della Vittoria para então chegarmos a Ponte di Scaligero.

Verona - Porta Borsari

Verona – Porta Borsari

Verona - Ponte e Ponte

Verona – Ponte della Vittoria e Ponte di Scaligero

Essa ponte termina no Castelvecchio, um castelo de cunho militar da família Scaligeri, que dominou Verona na Idade Média, e tem suas origens no século XIV. Restaurações foram feitas no castelo em 1923 e depois de 1963-65. Hoje o castelo abriga um museu. Infelizmente não tivemos tempo de visita-lo. Fica para a próxima.

Verona - Ponte di Scaligero em Castelvecchio

Verona – Ponte di Scaligero em Castelvecchio

Verona - Castelvecchio

Verona – Castelvecchio

Esse foi nosso tour de um dia pela bela cidade de Verona! Ciao!

Verona - fim de tarde no Rio Adige

Verona – fim de tarde no Rio Adige