ONDE IR NA NORUEGA? TRILHA E O FIORDE SAFÁRI EM FLAM! – Parte 2

Depois de percorrer 10km debaixo de chuva, ainda molhados quando embarcamos no trem para os últimos 10km, assim que chegamos em Flam nosso desejo era um banho quente e um chá. Isso não era possível, pois nosso tão esperado fiorde safári estava agendado para aquele fim de tarde.

Essa é a parte dois da nossa aventura em Flam. Clique aqui e leia a primeira parte.

Chegamos no Flam Hostel (mais sobre o hostel no final do texto) e só tivemos tempo de trocar as meias e agasalhos e seguimos para o passeio. Nesse momento quase não chovia, uma garoa meio fina. Até nos animamos.

Clique aqui e reserve sua hospedagem em Flam pelo booking.com

O Fiorde Safári

Quando chegamos ao local de encontro fomos instruídos a vestir um traje muito engraçado. Um macacão, que protege da água gelada caso você caia no fiorde; uma capa de chuva por cima do macacão, duas luvas (uma de lã e uma impermeável), botinha impermeável, gorro e óculos de esquiar. Pensei: será que estamos indo para Marte?

Flam_13

Fiorde Safári – modelito versão chuva!

Seguimos todos para a lancha. Eu e o Rafa conseguimos sentar bem na frente; queríamos ver tudo. Quando a lancha começou a se movimentar percebemos que a chuva não era tão fraca assim. A necessidade de toda aquela vestimenta ficou muito clara. Nos primeiros 40 minutos do passeio, ainda estávamos curtindo, tentando imaginar como tudo aquilo deve ficar muito mais bonito com sol. O tempo estava realmente muito fechado, nublado. A lancha vai super-rápido e apesar de toda aquela roupa começamos a sentir frio, já queríamos voltar. O passeio durou quase duas horas e meia. Não me arrepende de ter feito, mas não aconselho ninguém a fazer esse passeio debaixo de chuva. Passamos muito frio e não conseguimos ver e apreciar a beleza do lugar.

Flam_16

Fiorde Safári em Flam debaixo de chuva e muito nublado

Flam_15

Quando o passeio terminou já era 19:30hs. Corremos para o mercado que fechava as 20:00hs comprar comida para fazermos no hostel. Não estávamos com pique de sair, ainda tínhamos que secar nossas roupas para o dia seguinte. Ainda bem que no hostel tinha secadora.

Depois de um banho, uma sopa e uma cerveja, fomos dormir ainda com luz do dia lá fora!

Informações sobre o fiorde safári: para saber detalhes sobre a contratação deste e outros passeios clique aqui. Meu conselho é que você reserve com antecedência. O fiorde safári esgota rápido na alta temporada. Além desta opção, que faz o passeio numa lancha, existe também a alternativa de fazê-lo num barco maior e mais lento.

Na manhã seguinte um passeio por Flam

O dia seguinte amanheceu um pouco mais animador, não chovia e o sol queria mostrar sua cara. Nossa passagem para o Flamsbana era somente a tarde então aproveitamos para caminhar pelo vale.

Flam_18

Passeio por Flam e seu charmoso rio

Flam_25

Passeio por Flam com sua inúmeras cachoeiras como cenário!

O rio que corre a cidade é lindo! Caminhamos em direção à igreja que ficava a uns 4km de onde estávamos. Sempre que possível fomos acompanhando o rio. A paisagem aqui é dominada por morros e cachoeiras, muita natureza!

Flam_17

Passeio por Flam e seu charmoso rio!

De volta ao centrinho ainda tivemos tempo para uma cerveja na famosa cervejaria Ægir. A cervejaria é em estilo viking. Muita pedra e madeira, tudo bem rústico. Até o barman parecia um viking. Além de ser bem legal, a cerveja é muito boa e cara!

Uma voltinha na praça, um hot dog de almoço e já era hora de pegar o Flamsbana para Myrdal e de lá o trem para Bergen.

Flam_21

Centrinho de Flam e a deliciosa cervejaria Ægir

Flam_14

Centrinho de Flam e a deliciosa cervejaria Ægir

Flam_22

Centrinho de Flam. Observem a quantidade de cachoeiras, lindo!

Flam_23

A bela vista de Flam ficando para trás logo no início da viagem com o Flamsbana

O Flamsbana faz uma parada no meio do caminho, na cachoeira Kjosfossen que tem uma queda de 93m. O mais engraçado é que de repente você começa a ouvir uma música e do meio das pedras surge uma pessoa vestida de vermelho fazendo uma performance meio a lá Valkírias. Achei bizarro!

Flam_24

Parada do Flamsbana na cachoeira Kjosfossen e a performance a la Valkírias!

De volta em Myrdal pegamos nossas malas e subimos no trem para Bergen.

Sobre o Flam Hostel

Essa foi a primeira vez que ficamos num hostel. Era a única opção disponível 3 meses antes da viagem. Nosso quarto era para duas pessoas, um beliche e uma cama de solteiro, um guarda-roupas e uma mesinha. O único defeito é que a cortina não era do tipo black out e, no verão, escurece depois das 23:00hs e fica claro as 3 da manhã.

O prédio onde nosso quarto ficava tinha seu próprio toilete e uma cozinha, super prático! A cozinha era bem equipada, jantamos uma sopa e uma salada.

Flam_20

Flam Hostel – nosso quarto era neste prédio

O banheiro coletivo tinha bastantes chuveiros disponíveis, e a pressão da água era excelente! Máquinas de lavar e secar roupas também fazem parte da estrutura do hostel.

Além de hostel, o lugar é também um camping.

Pagamos 700 NOKs, o que equivale a mais ou menos 90 euros. Não é barato para um hostel, mas, de novo, a Noruega é surreal de cara! A vantagem de ter a cozinha nos fez economizar com alimentação. Certamente eu me hospedaria lá novamente!

Flam_19

Flam Hostel

Quer saber mais sobre a Noruega? Clique aqui e veja tudo que já publicamos sobre esse belo país.