O Mercado de Philadelphia – Reading Terminal Market

O Mercado de Philadelphia

Sempre que visitamos uma cidade diferente procuramos saber se existe um mercado público. Adoro visitar mercados! Os cheiros, as cores, os sentidos aguçados e a certeza de encontrar comidas frescas e deliciosas.

Na Philadelphia esse mercado é o Reading Terminal Market. Um dos maiores e mais antigos mercados público dos Estados Unidos, foi fundado em 1892 pela companhia de trem Reading Railroad e localiza-se logo abaixo do que um dia foi de uma das estações da companhia.

Fachada do Reading Terminal Market em Philadelphia

Reading Terminal Market

Com o passar do tempo o mercado prosperou e adaptou-se aos novos tempos. Entretanto, com a falência da Reading Railroad em 1971 o mercado sofreu um longo declínio. No final dos anos 70 o prédio já estava deteriorado e apenas algumas lojas ainda resistiam. No início dos anos 80 a empresa Reading voltou sua atenção ao mercado e novas lojas foram abertas, incluindo um grupo de comerciantes de comunidades Amish. Em 1984 a estação foi fechada e o sistema de trens urbanos da cidade foi reestruturado de forma a evitar o antigo prédio do mercado.

Em 1990 o prédio foi vendido para o recém-inaugurado Pennsylvania Convention Center Authority que o reconstruiu preservando suas características históricas. Eles também formaram uma empresa sem fins lucrativos para gerenciar o mercado e zelar pelo patrimônio.

Hoje, mais de 80 estabelecimentos independentes operam no mercado. Açougue, peixaria, queijos, padaria, sorveteria, floricultura, frutas, verduras e legumes, souvenires. Restaurantes de diferentes nacionalidades (grega, italiana, mexicana…) oferecem comida fresca diariamente. Estima-se que mais de 100 mil pessoas passam pelo mercado semanalmente.

Interiror do Reading Terminal Market na Philadelphia

Reading Terminal Market

Reading Terminal Market na Philadelphia - banca de flores - minha mãe e eu

Reading Terminal Market na Philadelphia – banca de flores – minha mãe e eu

Reading Terminal Market

Reading Terminal Market na Philadelphia

Aos finais de semana há apresentações musicais entretendo os visitantes, inclusive em uma das áreas com mesas vimos uma vez uma senhora tocando música clássica num piano. Lindo!

A Lanchonete Dinic’s

Dentre os diversos lugares para comer, a cereja do bolo para mim é a Lanchonete Dinic´s. Sem exageros, um dos melhores sanduíches que comi na minha vida. Consiste em um sanduíche de carne de porco desfiada que você pode acrescentar queijo provolone e brócolis, servido em um pão comprido tipo baguete, porém mais macio. Simplesmente divino!! Há outras opções como carne de vaca e meatball.

Lanchonete Tommy Dinics - Reading Terminal Market Philadelphia

Lanchonete Tommy Dinic’s – Reading Terminal Market Philadelphia

Sanduíche do Dinic´s - Reading Terminal Market Philadelphia

Sanduíche do Dinic’s – Reading Terminal Market Philadelphia

Dinic´s funciona no mercado desde 1980, mas sua origem é bem mais antiga. Tudo começou em 1918 quando a família Nicolosi abriu um açougue em Sul Philadelphia. Os Nicolosi também vendiam carne assada para seus fregueses e em 1954, já sob o comando da segunda geração, passaram a vender sanduíches. Foram dois primos pertencentes à terceira geração da família que em 1977 fundaram o Dinic’s. Em 1980 os primos se separam e Tommy Dinic’s abriu a loja no Reading Terminal Market. Hoje, administrado por pai (Tommy) e filho (Joe), Dinic´s já está na quarta geração da família.

Sempre com longas filas, o sanduíche vale a espera!

Lanchonete Tommy Dinic´s - Reading Terminal Market

Lanchonete Tommy Dinic´s – Reading Terminal Market

Lanchonete Molly Malloy’s

Outro estabelecimento que gosto bastante é o Molly Malloy´s. Ocupando uma área central do mercado, o restaurante possui suas próprias mesas e serviço de garçom. Um restaurante tipicamente americano, servindo hambúrgueres, saladas, uma vasta seleção de cervejas no barril. A comida chefe para mim aqui é o Philly Cheesesteak, sanduíche criado na Philadelphia leva carne bovina finamente fatiada com um cremoso queijo derretido. Delicioso!

Molly Malloy - Reading Terminal Market Philadelphia

Molly Malloy – Reading Terminal Market Philadelphia

Com amigos na fila do Molly Malloy´s - Reading Terminal Market Philadelphia

Com amigos na fila do Molly Malloy´s – Reading Terminal Market Philadelphia

Depois de toda essa comilança se ainda sobrar espaço para uma sobremesa o que não falta são opções. Confesso que não sou muito fanática por doces, mas se tem um tipo que eu gosto são os muffins/ bolos para comer com café. A LeBus Bakery, tem um muffin de laranja com cranberrie que eu adoro. Tudo lá parece delicioso, basta decidir-se e aproveitar.

Le Bus - Reading Terminal Market Philadelphia - eu e minha mãe

Le Bus – Reading Terminal Market Philadelphia – eu e minha mãe

Um outro lugar bastante famoso e que é paixão entre os locais é a Sorveteria Bassets. Em operação desde 1861 é a mais antiga sorveteria dos Estados Unidos. O sorvete é bem tradicional, cremoso, com bastantes sabores a escolher e as filas são longas. Para ser sincera eu não gostei muito, achei pesado e enjoativo, entretanto não gosto muito de sorvete, prefiro os de yogurte.

Enfim, são tantas as opções que ainda tenho muito que provar!

Reading Terminal Market

12th street and Arch street

Segunda a sábado das 08:00 as 18:00hs

Domingo das 09:00 as 17:00hs

Links úteis:

Reading Terminal Market: http://www.readingterminalmarket.org/

Dinic´s: http://tommydinics.com/

Molly Malloy´s: http://www.mollymalloysphilly.com/

LeBus Bakery: http://lebusbakery.com/

Bassets Sorveteria: http://bassettsicecream.com/