A famosa Woodstock no estado de Nova York

Uma das coisas que me encanta nos Estados Unidos são as estações do ano bem definidas. O verão é quente, a primavera é mais amena e as flores explodem, o inverno é rigoroso, frio e com neve e o outono é a mais bonita das estações.

No outono as folhas das árvores mudam de cor, ficam vermelhas, amarelas, laranja e depois caem, preparando as árvores para o inverno que se aproxima. Fenômeno conhecido por fall foliage.

Há lugares no país onde apreciar esse fenômeno é especialmente divino. A região conhecida por New England (Nova Inglaterra) que engloba os estados de Massachusetts, Maine, New Hampshire, Vermont, Rhode Island, and Connecticut é um desses lugares especiais.

New Englanda - Nova Inglaterra

New England – Nova Inglaterra

Nossa escolha foram os estados de Vermont, localizado no extremo norte do país na fronteira com o Canadá e o estado de Massachusetts, especialmente a região conhecida como Berkeshires. Durante o outono, além de turistas de diversos lugares, moradores de grandes centros como Nova York e Boston, visitam esses estados desfrutando de seus pitorescos “inns” e apreciando suas belas paisagens. É a alta temporada.

Turisticamente falando o estado de Vermont pode ser dividido em três partes, sul, centro e norte. Nossa viagem concentrou-se mais na parte sul de Vermont e norte de Massachusetts. Estávamos indo da Philadelphia e tínhamos 4 dias inteiros (além dos dias de deslocamento) e ficaria muito corrido percorrer o estado todo. Quando pesquisei sobre Vermont fiquei com muita vontade de ir para o norte, cidades como Burlington e Montpelier parecem extremamente aprazíveis, ficou para uma próxima.

Saímos de Philadelphia de manhã e nossa primeira parada foi na cidade de Woodstock no estado de Nova York. Tinha lido sobre essa cidade no blog Bala Perdida e fiquei muito curiosa para conhecer. Sim, é a cidade que deu origem ao mais famoso festival de rock de todos os tempos.

Woodstock, NY

Woodstock, NY

Uma breve narrativa sobre o festival de 1969: inicialmente, seria um festival para 50.000 pessoas e serviria para arrecadar dinheiro para a construção de um estúdio de música na cidadezinha de Woodstock, situada nas montanhas Catskills. Durante todo o processo de organização muitos problemas apareceram; entre eles a aprovação de uma lei pelos moradores de Wallkill (originalmente o local escolhido para o festival) impedindo que o evento fosse realizado na cidade. Com um pouco mais de um mês da data prevista para o início do evento os organizadores finalmente encontraram um novo local, uma fazenda na cidade de Bethel (NY). No final das contas o festival tomou proporções que ninguém esperava, de 50.000 pessoas para meio milhão de pessoas. Ao término do festival os quatro idealizadores do projeto tinham uma dívida de 1 milhão de dólares. A maior parte da dívida foi paga com o filme sobre o festival e o resto é história.

Woodstock, NY

Woodstock, NY

Woodstock, NY

Woodstock, NY

Voltando a 2013 e a nossa visita a Woodstock confesso que não achei assim tão interessante. A cidade é bem bonitinha, hippie demais para o meu gosto, na verdade um tipo de hippie-chic que não faz muito a minha cabeça. Além do mais estava acontecendo um Festival de Cinema e estava bem lotada. O festival nos pegou de surpresa, se soubéssemos teríamos nos programados para assistir alguns filmes. É bastante concorrido e de última hora não havia como conseguir ingressos.

Woodstock, NY

Woodstock, NY

Woodstock, NY

Woodstock, NY

Rafa a esquerda e minha mãe a direita que fes questão de tirar uma foto em frente a divulgação do festival de cinema para mostrar ao meu irmão que é cineasta...coisas de mãe!

Rafa a esquerda e minha mãe a direita que fes questão de tirar uma foto em frente a divulgação do festival de cinema para mostrar ao meu irmão que é cineasta…coisas de mãe!

O que achamos mais interessante é o fato dela estar localizada nas montanhas Catskill, lugar que nos pareceu repleto de belezas naturais e nos despertou interesse de visitar numa próxima ocasião.

Rafa e eu em dois momentos em Woodstock, NY

Rafa e eu em dois momentos em Woodstock, NY

Woodstock, NY

Woodstock, NY

No caminho entre Woodstock e Bennington (nosso próximo destino), ainda no estado de Nova York, passamos por uma cidade muito bonita chamada Troy e nos deparamos com a placa: Troy, Home of Uncle Sam. Reza a lenda que o termo Uncle Sam (US) é derivado de Samuel Wilson, um mercador de Troy que fornecia comida para os soldados na guerra de 1812. Sempre ouvimos o termo a Terra do Tio Sam e achei interessante conhecer sua origem.

Troy, a terra do Tio Sam

Troy, a terra do Tio Sam

Links Úteis:

Blog Bala Perdida:

http://jccbalaperdida.blogspot.com/

Para saber mais sobre o festival Woodstock visite:

http://history1900s.about.com/od/1960s/p/woodstock.htm

http://bethelwoodscenter.org/museum/festivalhistory.aspx

Para saber um pouco mais sobre o Uncle Sam:

http://en.wikipedia.org/wiki/Uncle_Sam