2 dias no Lago de Garda

Introdução

O Lago de Garda, no norte da Itália, é um destino bem popular entre os italianos. Neste post conto como foi nossa experiência de dois dias nesse lugar tão bonito.

Como sempre o maior problema em fechar um roteiro está na falta de dias para a quantidade de coisas que se tem vontade de ver e fazer. Quem mais passa por isso? Pesquisando sobre o Lago de Garda descobri que ele é maior do que eu esperava e que deslocar-se ao seu redor é demorado, mesmo que de carro. Localizado em três regiões, Lombardia a oeste, Veneto a leste e Trentino ao norte, o Lago de Garda é o maior lago da Itália. Por estar tão ao norte há uma forte presença de turistas alemães e austríacos. Em alguns lugares, até mesmo a arquitetura parece germânica.

A oferta de atividades no lago é variada. Gastronomia, vinhos, trilhas, atividades aquáticas, praias, visuais deslumbrantes, artes e por aí vai. A escolha de qual cidade ficar vai depender muito de seu principal interesse e de sua disposição de se locomover. Mas já enrolei demais, vamos ao que fizemos de fato.

Salò

Ficamos hospedados 3 noites na cidade de Salò, na margem oeste do lago. Escolhemos essa cidade por sua localização, entre os dois destinos que decidimos visitar (Riva e Sirmione) e por sua boa estrutura de restaurantes e praia. Além disso, a oferta de hospedagem estava melhor que em outras localidades. Nossa viagem aconteceu em junho de 2019 e o Lago de Garda funciona como a praia do norte da Itália. É bem cheio!

Salò é charmosa. Possui um longo promenade na beira do lago e logo atrás está seu centro histórico. A gastronomia é saborosa e para minha surpresa até vinho da região existe.

Lago de Garda na promenade em Salò, margem oeste do lago.
Lago de Garda – no promenade em Salò

Alugamos um apartamento que tinha garagem e isso foi uma grande vantagem. De manhã saíamos para outras localidades, porém à tarde voltávamos em tempo de irmos à praia ou de tomarmos um aperitivo antes do jantar. O calor estava bravo, pegamos temperaturas na casa dos 34C, entretanto, a água do lago era geladíssima, para mim só o pé, já o marido se esbaldou.

Clique aqui e reserve sua hospedagem no Lago de Garda através booking

Jantamos em dois restaurantes excelentes que acho que vale à pena compartilhá-los. O primeiro é a Osteria dell’Orologio e o segundo a Osteria di Mezzo. Ambos excelentes!

Salò à noite no Lago de Garda.
Salò à noite

Sirmione

No primeiro dia fomos a Sirmione, ao sul de Salò. Sirmione é uma fina península e as atrações ficam às margens dessa península. Se você olhar no mapa verá que parece uma linguiça, logo imaginamos que o trânsito ali deveria ser bem ruim. Com isso em mente, resolvemos estacionar antes de chegarmos ao centro propriamente dito. Foi uma ótima ideia. Os estacionamentos mais próximos ficam lotados e são mais caros. O lugar é lindo, a caminhada foi aprazível!

Lago de Garda e suas cores estonteantes em Sirmione.
Lago de Garda em Sirmione
Castelo Scaligero

Chegamos em Sirmione e fomos direto na atração mais famosa da cidade, o Castelo Scaligero. O castelo é muito bem conservado e a visita é tão demorada quanto a quantidade de fotos que você quiser tirar. O lugar é muito fotogênico, sejam seus pátios, suas torres, mas principalmente seu visual para o lago. A parte mais interessante é a “darsena”. A darsena tem a forma de um trapézio irregular e ela fica na água, facilitando o acesso de embarcações e a defesa. O contraste desses muros com a cor da água parece ter um imã que atrai os olhos, ficando difícil desviar o olhar. O castelo é um dos mais bem preservados em toda a Itália.

Depois do castelo demos uma volta por Sirmione e uma coisa que você precisa saber: a cidade é lotada! Creio que todo turista que visita o Lago de Garda pela primeira vez, inclui Sirmione em seu roteiro, inclusive as excursões. Esteja preparado porque é bem chato. De qualquer forma, o centrinho é um charme, florido e repleto de lojinhas e restaurantes.

Praia Lido delle Bionde

Seguimos nosso passeio em direção à praia Lido delle Bionde. As praias do lago são de pedra e a água muito gelada. As crianças parecem não se importarem com nenhuma das duas coisas, já eu parecia um jacu tentando andar 3 metros para colocar os pés na água. Mais uma vez, o marido se esbaldou na água gelada.

Praia Lido delle bionde em Sirmione no Lago de Garda
Praia Lido delle Bionde em Sirmione – praia de pedra e água gelada!!

Uma outra atração famosa de Sirmione é o sítio arqueológico Grotte di Catullo. Chegamos na porta, mas resolvemos não entrar. O calor estava intenso e nós já estávamos com fome. Esse sítio abriga ruínas da maior vila romana encontrada no norte da Itália. As ruínas datam do final do século I a.C e do início do século I d.C. Localizada bem na ponta da península, acredita-se que era o lugar de veraneio dos ricos. Eu certamente teria gostado muito de fazer essa visita. Fica para a próxima.

Riva del Garda

No outro dia fomos para Riva del Garda, o ponto alto da nossa viagem. Localizada no extremo norte do lago, na região de Trentino, a área oferece incontáveis opções de trilhas e atividades aquáticas. A arquitetura parece a de uma cidade alemã, mas todo o resto é veramente italiano.

Riva del Garda no extremo norte do Lago de Garda
O charmoso centrinho de Riva del Garda às margens do Lago de Garda
Sentiero del Ponale

Nosso objetivo em Riva era fazer a trilha Sentiero del Ponale. Eu queria percorrê-la até o Lago de Ledro, aproximadamente 10km de ida. Não é muito, mas no calor é preciso sair cedo. De Salò para Riva foi mais de 1 hora e até estacionarmos e acharmos o início da trilha já era tarde. Resolvemos então fazer apenas uma parte, 8km ida e volta e pouco ganho de elevação.

Caminhamos de volta, por onde havíamos chegado na cidade, e o início da trilha fica antes do túnel no lado direito. Essa trilha era uma estrada que ligava Riva del Garda ao Lago de Ledro. Foi apenas em 2004 que ela passou a existir como trilha (pedestre e bicicleta). Essa parte da trilha é toda encravada na rocha e apesar de passarmos por diversos túneis a maior parte do trajeto é feita com o sol na moleira. Leve bastante água. O visual é arrebatador! Para completar, naquele dia estava acontecendo uma regata e o cenário ficou ainda mais completo.

Seguimos até o bar Ponalealto. A partir daqui a trilha deixa a beira do lago e segue morro acima. Achamos um cantinho na sombra para comermos nossos sanduíches e seguimos de volta para Riva. Eu amei esse lugar. Tenho vontade de voltar e ficar uma semana só naquele pedacinho. Tem muita trilha para fazer e a região é muito bonita.

De volta à cidade paramos para um aperitivo e depois fomos à praia. Estendi minha canga e o marido foi para a água. Ali ao norte do lago, a água é ainda mais gelada! Até ele sentiu frio!

Praia em Riva del Garda
Praia no Lago de Garda
Cascata Varone

Ainda tínhamos mais um lugar para visitar, a Cascata Varone. Localizada na cidade de Tenno a 3 quilômetros de Riva, a Cascata Varone foi uma surpresa. Durante minhas pesquisas sobre a região encontrei uma notinha sobre esse lugar, bem pouco destaque. Daí entrei no site do parque da cascata e fiquei interessada. Por ser tão perto de onde estávamos, resolvemos ir lá conferir. Ainda bem que fizemos isso.

O entorno da cascata é um parque, repleto de jardins e flores. A visita se divide entre a parte baixa e a parte alta da queda. O que eu achei interessante é que a queda d’água, ao longo de mais de 20.000 anos escavou uma grande fenda na rocha. Essa fenda, na verdade, é um desfiladeiro de mais de 55 metros de extensão, formado apenas pela força da água. Essa é a parte baixa da cascata cuja queda d’água alcança 98 metros de altura. Vale dizer que é raro a formação de cachoeiras estarem associadas com a formação de desfiladeiros.

A cascata tem sua origem no Lago Tenno, 8 quilômetros montanha acima. O lago alimenta o riacho Magnone que por sua vez alimenta a cascata. Após a queda o riacho muda de nome para Varone e segue seu curso até o Lago de Garda.

Continuando o passeio chegamos na parte alta. Um túnel de 15 metros de extensão nos permite entrar no imenso funil onde a cascata despenca caminho abaixo, o barulho da água é imenso. A acessibilidade à Cascata Varone é resultado de um trabalho de aproximadamente 150 anos. Esse túnel foi escavado em 1870.

O passeio é rápido e extremamente interessante. Adorei!

Considerações finais

Meu conselho para você que está planejando visitar o Lago de Garda é que você não queira fazer tudo. É tentador querer ao menos passar por todas as cidadezinhas e dar a volta no lago. As estradas geralmente são bonitas e proporcionam lindas vistas para o lago. Entretanto, você passará a maior parte do tempo dentro do carro. As distâncias parecem curtas, mas o tempo de deslocamento é longo porque as velocidades são reduzidas e há o excesso de veículos, principalmente no calor.

Depois de ter feito essa visita eu acho que teria sido melhor se tivéssemos ficado apenas na região de Riva del Garda. Isso porque a possibilidade de realizar atividades que se encaixam no meu gosto são imensas. Decida uma base e explore seu redor. Tudo vai ser legal porque o lago é lindo. Esse é meu conselho!

Um destino que é bastante comum ser visitado numa mesma viagem é a bela cidade de Verona na região do Veneto. Não fizemos na mesma viagem, mas já estivemos por lá. Clique aqui e veja como foi nossa visita à terra de Romeo e Giulietta.

Ciao!

Gostou deste post? Que tal guardá-lo para consultas futuras? Dê um pin na foto e salve-o no pinterest.