PHILADELPHIA – Penitenciária Eastern State

A Penitenciária Eastern State na Philadelphia foi inaugurada em 1829 como um dos mais modernos edifícios nos Estados Unidos. Possuía sistema de aquecimento central, água corrente e sistema de esgoto, atributos que não faziam parte nem mesmo da Casa Branca. Já foi o maior e mais caro prédio público do país. Ela é um dos pontos turísticos mais interessantes na Philadelphia.

É considerada a primeira verdadeira penitenciária do mundo, um prédio projetado com o objetivo de gerar o mais profundo arrependimento em seus prisioneiros. Seu sistema de confinamento baseava-se no isolamento. Acreditava-se que a verdadeira penitencia só seria obtida por meio de uma vida de solidão e reflexão.

Clique aqui e reserve seu hotel na Philadelphia pelo booking.com
Eastern State Penitentiary - célula 1

Eastern State Penitentiary – célula 1

Projeto da Penitenciária Eastern State

Na concepção inicial, John Haviland – um arquiteto inglês projetou a penitenciária com 07 blocos de celas que provinham de uma rotunda central de segurança. Durante o século seguinte após sua construção, mais de 300 penitenciárias ao redor do mundo basearam-se no projeto de John Haviland.

Mapa - Eastern State Penitentiary

Mapa – Eastern State Penitentiary

Suas celas eram individuais e inicialmente o acesso se dava por um pequeno pátio existente na parte de trás de cada cela. Esse pátio era onde os presos se exercitavam, duas vezes ao dia num total de 01 hora. Era permitido que eles realizassem trabalhos manuais, mas sempre dentro das suas celas e de maneira isolada. Não havia nenhum tipo de contato entre os encarcerados, nem mesmo com os guardas e eles não tinham conhecimento algum da planta do presídio. Os presos não recebiam visitas ou cartas da família, livros também não eram permitidos. O teto das celas era abobadado e contavam com uma claraboia que representava o olhar de Deus.

Cela na Penitenciária Eastern State

Cela na Penitenciária Eastern State

Eastern State Penitentiary - corredor 7 que tinha dois andares

Eastern State Penitentiary

Eastern State Penitentiary - o corredor 7 tinha dois andares

Eastern State Penitentiary – o corredor 7 tinha dois andares

Por todas essas razões a penitenciária logo atraiu os olhares do mundo e rapidamente um debate surgiu em torno da efetividade de seu método de confinamento. Muitos consideravam o isolamento total extremamente cruel e ineficiente, entre eles Charles Dickens que afirmou ser essa uma forma de tortura muito pior do que a do corpo. Irremediavelmente o sistema entrou em colapso e foi definitivamente abandonado em 1913.

Eastern State Penitentiary

Eastern State Penitentiary

Eastern State Penitentiary

Eastern State Penitentiary

Eastern State Penitentiary

Eastern State Penitentiary

Penitenciária Eastern State e seus hóspedes famosos

Eastern State teve vários “hóspedes” famosos entre eles William Sutton, um assaltante a bancos da década de 20 e o gangster Al Capone.

Al Capone foi preso em Philadelphia em 1929 por porte ilegal de arma e condenado a 01 ano de encarceramento na Eastern State. A época de seu enquadramento, boatos surgiram de que ele propositadamente ocasionou sua prisão com o intuito de fugir de gangsteres rivais em Chicago. Sua cela era maior que as demais e além de mobiliada era decorada. Interessante que na visita a penitenciária em nenhum momento fala-se de como e porque ele tinha essas regalias, a hipótese de propina não é levantada. No mínimo, notável.

Eastern State Penitentiary - cela de Al Capone

Eastern State Penitentiary – cela de Al Capone

Eastern State Penitentiary - Al Capone

Eastern State Penitentiary – Al Capone

Curiosidades: Dois fatos interessantes sobre o presídio, um deles é que existia uma barbearia lá dentro onde os guardas costumavam levar os parentes para serem servidos pelos presos. O outro é a existência de um hospital. Funcionava na célula 3 e não era somente um pronto-socorro. Eles contavam com uma sala de operação considerada uma das mais modernas para a época. Médicos de fora da Philadelphia vinham para a cidade para praticarem nesta sala.

Eastern State Penitentiary - portão de entrda do hospital identificado pela cruz vermelha

Eastern State Penitentiary – portão de entrda do hospital identificado pela cruz vermelha

Eastern State Penitentiary - portão de entrada do hospital

Eastern State Penitentiary – portão de entrada do hospital

Penitenciária Eastern State e seu estado de conservação

A Penitenciária Eastern State funcionou até 1971 quando foi fechada. Havia planos de transforma-la em um shopping ou um condomínio de prédios dentro das muralhas. O fato é que por mais de 20 anos o prédio ficou totalmente abandonado e quando finalmente resolveram preservá-lo seu estado de deterioração já era considerado de semi-ruína. Desde sua abertura, em 1994, muitas partes foram incorporadas na visitação. Não há planos de restaurá-la por completo, o que há são esforços em interromper a deterioração do edifício fazendo com que ele permaneça seguro para seus visitantes.

Eastern State Penitentiary - torre de observação

Eastern State Penitentiary – torre de observação

Eastern State Penitentiary - um dos gramados para o banho de sol e prática esportiva

Eastern State Penitentiary – um dos gramados para o banho de sol e prática esportiva

Além do tour padrão, oferecido todos os dias, outros eventos acontecem sazonalmente na penitenciária, como o “Behind the Walls”, um tipo de casa assombrada na época do halloween.

Eastern State Penitentiary

2027 Fairmount Avenue

Horário de funcionamento: 10:00 as 17:00 horas diariamente

Preço: U$14,00 para adultos

Site: http://www.easternstate.org/home

Clique aqui e veja nossos post sobre Philadelphia.